quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

NAZISMO E SUAS PARTICULARIDADES HISTÓRICAS: O APROFUNDAMENTO DAS IDÉIAS SOBRE A ORIGEM NAZISTA E SUAS CONSEQUÊNCIAS, COMO EXTRAPOLAMENTO DOS CONTEÚDOS DO LIVRO DIDÁTICO.

Realizado no dia 12/09/2017 na Escola Municipal Deputado Antonio Gayoso no 9º ano turno tarde, pelos pibidianos Paulo Victor e Ananda Nunes

OBJETIVO

·         Analisar as particularidades históricas que possibilitaram o surgimento do regime nazista na Alemanha
·         Possibilitar a compreensão dos fatos históricos com base em obras exteriores ao livro didático

JUSTIFICATIVA

          Esta ação foi desenvolvida com base na percepção e da necessidade de levar para a sala de aula uma metodologia simples, mas diferente. Pois, o que é percebido no processo de ensino-aprendizagem, não é a dificuldade de aprender dos alunos, mas também é devido a responsabilidade dos professores que permitirem a mudança em suas metodologias, que de alguma forma possa se aproximar mais do alunos, aproximação essa que provavelmente trás bons resultados nessa construção do conhecimento. Assim, com base nisso, a aula foi criada, visando levar para os discentes não apenas um conteúdo mais aprofundado com a utilização de uma obra acadêmica, mas também da importância de trazer para a sala formas diferentes e essenciais e ensinar.

RECURSOS MATERIAIS

Imagens, Pinceis e Livro

METODOLOGIA

            A realização da atividade se baseou na prática de uma aula tradicional, com a utilização de imagens postas no quadro e a leitura de uma obra que trata sobre as consequências do nazismo alemão e a influência da ideologia alemã no comportamento dos alemães.  A aula deu-se inicialmente pela apresentação do conteúdo, com apontamentos no quadro, aliado com a leitura frequência em certos momentos do livro A MODERNIDADE E O HOLOCAUSO de Zigmund Bauman, após, foram selecionados alguns alunos que fossem ler no quadro o conteúdo das imagens, que descreviam alguns trechos do livro de Anne Frank, Judia vitima do regime, e com isso, tornando a aula apesar de tradicional bem dinâmica e de fácil compreensão pelos alunos, que questionavam ou como foi realizado algumas vezes incitados a participação, observando assim, o que eles tinha entendido e se estavam gostando.

METAS

Possibilitar o desenvolvimento nos discentes de uma consciência verdadeiramente crítica, ou se não, dar um primeiro passo nessa busca que é tão almejada pelos professores de história, estimulando os alunos a buscaram estudar não apenas pelo livro didático, mas se utilizarem de materiais diversos que são disponíveis para eles.
RESULTADOS OBTIDOS 

Os resultados foram satisfatórios. Pois, dias após a aula ministrada, alguns alunos compraram o livro de Anne Frank, ou seja, demonstrando que o objetivo almejado de concretizou no estimulo ao estudo e a pesquisa, como também da compreensão do assunto abordado.
                                                             ANEXOS



Nenhum comentário:

Postar um comentário