NAZISMO E SUAS PARTICULARIDADES HISTÓRICAS: O APROFUNDAMENTO DAS IDÉIAS
SOBRE A ORIGEM NAZISTA E SUAS CONSEQUÊNCIAS, COMO EXTRAPOLAMENTO DOS CONTEÚDOS
DO LIVRO DIDÁTICO.
Realizado no dia 12/09/2017 na Escola Municipal
Deputado Antonio Gayoso no 9º ano turno tarde, pelos pibidianos Paulo Victor e
Ananda Nunes
OBJETIVO
·
Analisar as particularidades
históricas que possibilitaram o surgimento do regime nazista na Alemanha
·
Possibilitar a compreensão dos fatos
históricos com base em obras exteriores ao livro didático
JUSTIFICATIVA
Esta ação foi desenvolvida com base
na percepção e da necessidade de levar para a sala de aula uma metodologia
simples, mas diferente. Pois, o que é percebido no processo de
ensino-aprendizagem, não é a dificuldade de aprender dos alunos, mas também é
devido a responsabilidade dos professores que permitirem a mudança em suas
metodologias, que de alguma forma possa se aproximar mais do alunos, aproximação
essa que provavelmente trás bons resultados nessa construção do conhecimento.
Assim, com base nisso, a aula foi criada, visando levar para os discentes não
apenas um conteúdo mais aprofundado com a utilização de uma obra acadêmica, mas
também da importância de trazer para a sala formas diferentes e essenciais e
ensinar.
RECURSOS MATERIAIS
Imagens, Pinceis e Livro
METODOLOGIA
A
realização da atividade se baseou na prática de uma aula tradicional, com a
utilização de imagens postas no quadro e a leitura de uma obra que trata sobre
as consequências do nazismo alemão e a influência da ideologia alemã no comportamento
dos alemães. A aula deu-se inicialmente
pela apresentação do conteúdo, com apontamentos no quadro, aliado com a leitura
frequência em certos momentos do livro A MODERNIDADE E O HOLOCAUSO de Zigmund
Bauman, após, foram selecionados alguns alunos que fossem ler no quadro o conteúdo
das imagens, que descreviam alguns trechos do livro de Anne Frank, Judia vitima
do regime, e com isso, tornando a aula apesar de tradicional bem dinâmica e de
fácil compreensão pelos alunos, que questionavam ou como foi realizado algumas
vezes incitados a participação, observando assim, o que eles tinha entendido e
se estavam gostando.
METAS
Possibilitar
o desenvolvimento nos discentes de uma consciência verdadeiramente crítica, ou
se não, dar um primeiro passo nessa busca que é tão almejada pelos professores
de história, estimulando os alunos a buscaram estudar não apenas pelo livro
didático, mas se utilizarem de materiais diversos que são disponíveis para
eles.
RESULTADOS OBTIDOS
Os
resultados foram satisfatórios. Pois, dias após a aula ministrada, alguns
alunos compraram o livro de Anne Frank, ou seja, demonstrando que o objetivo
almejado de concretizou no estimulo ao estudo e a pesquisa, como também da
compreensão do assunto abordado.
NAZISMO E SUAS PARTICULARIDADES HISTÓRICAS: O APROFUNDAMENTO DAS IDÉIAS
SOBRE A ORIGEM NAZISTA E SUAS CONSEQUÊNCIAS, COMO EXTRAPOLAMENTO DOS CONTEÚDOS
DO LIVRO DIDÁTICO.
Realizado no dia 12/09/2017 na Escola Municipal
Deputado Antonio Gayoso no 9º ano turno tarde, pelos pibidianos Paulo Victor e
Ananda Nunes
OBJETIVO
·
Analisar as particularidades
históricas que possibilitaram o surgimento do regime nazista na Alemanha
·
Possibilitar a compreensão dos fatos
históricos com base em obras exteriores ao livro didático
JUSTIFICATIVA
Esta ação foi desenvolvida com base
na percepção e da necessidade de levar para a sala de aula uma metodologia
simples, mas diferente. Pois, o que é percebido no processo de
ensino-aprendizagem, não é a dificuldade de aprender dos alunos, mas também é
devido a responsabilidade dos professores que permitirem a mudança em suas
metodologias, que de alguma forma possa se aproximar mais do alunos, aproximação
essa que provavelmente trás bons resultados nessa construção do conhecimento.
Assim, com base nisso, a aula foi criada, visando levar para os discentes não
apenas um conteúdo mais aprofundado com a utilização de uma obra acadêmica, mas
também da importância de trazer para a sala formas diferentes e essenciais e
ensinar.
RECURSOS MATERIAIS
Imagens, Pinceis e Livro
METODOLOGIA
A
realização da atividade se baseou na prática de uma aula tradicional, com a
utilização de imagens postas no quadro e a leitura de uma obra que trata sobre
as consequências do nazismo alemão e a influência da ideologia alemã no comportamento
dos alemães. A aula deu-se inicialmente
pela apresentação do conteúdo, com apontamentos no quadro, aliado com a leitura
frequência em certos momentos do livro A MODERNIDADE E O HOLOCAUSO de Zigmund
Bauman, após, foram selecionados alguns alunos que fossem ler no quadro o conteúdo
das imagens, que descreviam alguns trechos do livro de Anne Frank, Judia vitima
do regime, e com isso, tornando a aula apesar de tradicional bem dinâmica e de
fácil compreensão pelos alunos, que questionavam ou como foi realizado algumas
vezes incitados a participação, observando assim, o que eles tinha entendido e
se estavam gostando.
METAS
Possibilitar
o desenvolvimento nos discentes de uma consciência verdadeiramente crítica, ou
se não, dar um primeiro passo nessa busca que é tão almejada pelos professores
de história, estimulando os alunos a buscaram estudar não apenas pelo livro
didático, mas se utilizarem de materiais diversos que são disponíveis para
eles.
RESULTADOS OBTIDOS
Os
resultados foram satisfatórios. Pois, dias após a aula ministrada, alguns
alunos compraram o livro de Anne Frank, ou seja, demonstrando que o objetivo
almejado de concretizou no estimulo ao estudo e a pesquisa, como também da
compreensão do assunto abordado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário