" Arte rupestre:
passado e presente no Parque Nacional Serra da Capivara "
foi realizada na Unidade Escolar “Nossa Senhora da Paz "
na turma do 1° Ano “B” - Ensino Médio - Turno Manhã.
PROFESSORA/SUPERVISORA: Ateneia Barros
Santos Rodrigues
PIBIDIANOS: Ana Carolina Nunes, Bárbara
Rocha de Macêdo e Francisco S. Soares
1.
OBJETIVOS
·
Identificar o início do povoamento do mundo;
·
Compreender as hipóteses da chegada do homem à América;
·
Utilizar a pintura como meio de comunicação e expressão;
·
Reconhecer e valorizar o Parque Nacional Serra da Capivara como
patrimônio histórico.
2. JUSTIFICATIVA:
Esta ação se justifica para além dos objetivos propostos,
uma vez que também se busca uma contextualização dos conteúdos, na premissa de interligar
o ensino de história com os debates feitos em sala de aula, em particular sobre
o Parque Serra da Capivara no Piauí. Portanto, a ação estimula a capacidade de
percepção e análise, em vista os alunos precisaram destes sentidos, somado a
necessidade de conscientização da preservação e conservação do Parque, cabendo
assim, aos Pibidianos à elaboração e a execução da atividade de forma dinâmica,
ao tempo conscientizadora da importância do Parque.
3. CONTEÚDOS
·
Os primeiros povoadores da Terra;
·
Trajetórias do Homo Sapiens;
·
A pré-história: descobertas recentes
4. METODOLOGIA
A ação teve por base a exposição dialogada, para tal, fez-se
uso de Data Show, visando uma prática pedagógica, na premissa de um diálogo
sobre Pré-história – pinturas rupestres – chegada do homem à América – preservação
e conservação, fazendo uso de recurso audiovisual. Dessa forma, estimulando a
capacidade dos discente na construção do conhecimento histórico crítico acerca
da chegada do homem à América, bem como as descobertas dos achados no Parque
Serra da Capivara.
Fez-se também, para uma melhor compreensão das temáticas, uma
ação-prática, onde os alunos foram aguçados deixar registros do cotidiano, em
um painel montado na sala, no qual eles deixaram suas marcas, utilizando tintas,
pinceis, coleções.
5.
METAS
·
Compreensão
da importância das pinturas rupestres e sua conservação;
·
Ressaltar
aspectos do comprometimento individual e de equipe;
·
Participação
nos debate e respeito a opinião dos colegas.
6.
CRONOGRAMA
Local
de realização – Unidade Escolar “Nossa Senhora da Paz”- Teresina – PI.
Período
de realização: Abril de 2017.
7.
RESULTADOS OBTIDOS
Ampliação
dos conhecimentos acerca dos achados pré-históricos no Piauí e no mundo;
Conscientização
da preservação e conservação dos achados pré-histórico;
Condecoração
dos conteúdos, visando a avaliação do 2ª bimestre da disciplina de história.
8.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade e cidadania, 1º ano.
– 1.ed. – São Paulo: FTB, 2013.
Outra fonte:
Parque Nacional Serra da Capivara - parte 1- https://www.youtube.com/watch?v=LokjD3cCl4k
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