sexta-feira, 7 de abril de 2017

Arte rupestre: passado e presente no Parque Nacional Serra da Capivara

" Arte rupestre: passado e presente no Parque Nacional Serra da Capivara "

foi realizada na Unidade Escolar “Nossa Senhora da Paz "

na turma do 1° Ano “B” - Ensino Médio - Turno Manhã.

           PROFESSORA/SUPERVISORA: Ateneia Barros Santos Rodrigues
PIBIDIANOS: Ana Carolina Nunes, Bárbara Rocha de Macêdo e Francisco S. Soares
1. OBJETIVOS
·                    Identificar o início do povoamento do mundo;
·                    Compreender as hipóteses da chegada do homem à América;
·                    Utilizar a pintura como meio de comunicação e expressão;
·                    Reconhecer e valorizar o Parque Nacional Serra da Capivara como patrimônio histórico.

 2. JUSTIFICATIVA:

Esta ação se justifica para além dos objetivos propostos, uma vez que também se busca uma contextualização dos conteúdos, na premissa de interligar o ensino de história com os debates feitos em sala de aula, em particular sobre o Parque Serra da Capivara no Piauí. Portanto, a ação estimula a capacidade de percepção e análise, em vista os alunos precisaram destes sentidos, somado a necessidade de conscientização da preservação e conservação do Parque, cabendo assim, aos Pibidianos à elaboração e a execução da atividade de forma dinâmica, ao tempo conscientizadora da importância do Parque.

3. CONTEÚDOS

·                    Os primeiros povoadores da Terra;
·                    Trajetórias do Homo Sapiens;
·                    A pré-história: descobertas recentes

4. METODOLOGIA

A ação teve por base a exposição dialogada, para tal, fez-se uso de Data Show, visando uma prática pedagógica, na premissa de um diálogo sobre Pré-história – pinturas rupestres – chegada do homem à América – preservação e conservação, fazendo uso de recurso audiovisual. Dessa forma, estimulando a capacidade dos discente na construção do conhecimento histórico crítico acerca da chegada do homem à América, bem como as descobertas dos achados no Parque Serra da Capivara.
Fez-se também, para uma melhor compreensão das temáticas, uma ação-prática, onde os alunos foram aguçados deixar registros do cotidiano, em um painel montado na sala, no qual eles deixaram suas marcas, utilizando tintas, pinceis, coleções.

5. METAS
·                    Compreensão da importância das pinturas rupestres e sua conservação; 
·                    Ressaltar aspectos do comprometimento individual e de equipe;
·                    Participação nos debate e respeito a opinião dos colegas.
6. CRONOGRAMA
                            Local de realização – Unidade Escolar “Nossa Senhora da Paz”- Teresina – PI.
                Período de realização: Abril de 2017.

7. RESULTADOS OBTIDOS
                Ampliação dos conhecimentos acerca dos achados pré-históricos no Piauí e no mundo;
                Conscientização da preservação e conservação dos achados pré-histórico;
               Condecoração dos conteúdos, visando a avaliação do 2ª bimestre da disciplina de história.

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade e cidadania, 1º ano. – 1.ed. – São Paulo: FTB, 2013.

Outra fonte:
Parque Nacional Serra da Capivara - parte 1- https://www.youtube.com/watch?v=LokjD3cCl4k


Confira abaixo algumas imagens da ação: 


















Nenhum comentário:

Postar um comentário