terça-feira, 24 de outubro de 2017

ROMA ANTIGA

ROMA ANTIGA

Ação realizada dia 03 de outubro de 2017 (terça-feira) no CEETI Professor Edgar Tito, com a turma do 1° ano do Ensino Médio, pelas pibidianas: Alveralicy da Costa Gomes e Emilly Denise Silva Pinho, e pelo professor supervisor Marcos James.

OBJETIVOS:

  • Analisar as características da Roma Antiga;
  • Relacionar através da prática o conteúdo aprendido em sala de aula;
  • Associar a atividade dinâmica para contribuir com o conhecimento.

JUSTIFICATIVA:

Abordar e relacionar as principais características da Roma Antiga através de uma atividade com fanzine(elaboração de um jornal), assim como destacar a importância de Roma para História, incentivando os alunos a utilizarem seus conhecimentos adquiridos durante as aulas, além de despertar a criatividade e capacidade de compreender, relacionar e análise crítica na elaboração do jornal.

CONTEÚDO:
  • Roma Antiga

RECURSOS MATERIAIS:

Pincel; quadro de acrílico; folhas A4 em branco; revistas; colas; tesouras.

METODOLOGIA:

A atividade realizada, idealizada pelo professor supervisor Marcos James, e executada pelas pibidianas Alveralicy e Emilly. A ação consta na elaboração de um jornal, com o conteúdo já abordado em sala de aula, Roma Antiga, em que os alunos serão previamente avisados para levarem cola, tesoura e revistas. Previamente será feita uma introdução de como será realizada a atividade e em seguida uma breve abordagem sobre as principais características do conteúdo e anotado no quadro pela pibidiana Emilly. Os discentes serão divididos em trios e deverão procurar nas revistas palavras chaves (ou elaborar essas palavras) e imagens que estiverem associadas a Roma Antiga, despertando assim, a criatividade, análise crítica e compreensão dos alunos. Ao final da elaboração dos jornais, ficarão expostos em um local de visibilidade da escola.

METAS:
  • Analisar as principais características da Roma Antiga;
  • Incentivar os discentes a relacionar seus conhecimentos adquiridos com a prática, através da ação realizada, assim como a análise crítica;
  • Estimular a criatividade dos integrantes de cada grupo na elaboração do jornal.

RESULTADOS OBTIDOS:

Todos os alunos presentes participaram da atividade, realizada em trios, os jornais foram diversificados no quesito da produção, cada grupo utilizou sua criatividade e individualidade, apesar de no início alguns alunos apresentarem algumas dúvidas, logo  os discentes obtiveram êxito na relação da prática e o conteúdo estudado em sala de aula, houve alguns questionamentos quanto a utilização de algumas imagens que pudessem identificar o período, apesar das duas aulas, não foi suficiente para os alunos concluírem a atividade, porém continuaram a executar e finalizaram o trabalho proposto, atendendo aos objetivos da ação. Os jornais foram copiados(xerox) e expostos próximo a entrada da escola.

CRONOGRAMA:
Local de realização: CEETI Professor Edgar Tito

Período de realização: 03/10/2017

IMAGENS DA AÇÃO REALIZADA:












Nenhum comentário:

Postar um comentário