PLANO DE ATIVIDADE “ JORNAL DO IMPÉRIO ROMANO”
1. OBJETIVOS:
1. Verificar
os conhecimentos e o processo de ensino-aprendizagem através de uma matéria jornalística.
2. Verificar
de maneira dinâmica a absorção do conteúdo ministrado nas aulas de história.
3. Analisar
a interação dos discentes na perspectiva metodológica da disciplina história.
4. Desenvolver
uma metodologia baseada em propostas de diversificar as aulas com a metodologia
de atuação para trabalhar assuntos estudados.
2. JUSTIFICATIVA:
Observando
o desempenho dos discentes e procurando encontrar maneiras de dinamizar e
diversificar o ensino de historia na sala de aula, aplicamos uma atividade em
forma de jornal onde os alunos teriam que de maneira subjetiva expressar seus
conhecimentos sobre o tema ao tempo que exercitavam a percepção de um escrito jornalístico.
Buscando compreender todos os objetivos citados, no sentido em que busca-se a
contextualização dos assuntos abordados na disciplina, sempre na perspectiva de
interligar o ensino de história com prazer da escrita coloquial, leve e que permeia
o dia a dia dos alunos.
Concluindo,
as atividades estimulam a capacidade de concentração, percepção e analítica, já
que os discentes precisaram destes sentidos somadas aos conhecimentos dos
assuntos estudado para desenvolver uma manchete e um texto sobre um
acontecimento do império romano, nesse processo cabe aos pibidianos a elaboração
e a organização das atividades.
3. RECURSOS E MATERIAIS
Livros
didático, caixa de som, folha de atividade, internet e notebook.
4. METODOLOGIA
·
Elucidação do conteúdo
·
Debate sobre matérias jornalísticas e
função da mesma.
·
Escrita da matéria jornalística a partir
de uma imagem do cotidiano do império romano.
·
Leitura e exposição dos jornais.
5. METAS
·
Compreensão, concentração, percepção e
assimilação do conteúdo através da atividade proposta.
6. CRONOGRAMA
6.1. Local de realização
– Escola: Colégio Estadual Zacarias de Gois Liceu Piauiense.
6.2. Data de realização: Início no
dia 31 de outubro de 2017, termino no dia 03 de novembro de 2017.
7. RESULTADOS OBTIDOS
·
Ampliação dos conhecimentos acerca dos
conteúdos ministrados.
·
Condecoração dos conteúdos teóricos trabalhados
na disciplina por meio da exposição dos jornais
·
8.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AZEVEDO,
Gislane; SERIACOPE, Reinado. Historia em
Movimento. Vol 1. São Paulo: Ática, 2014.
9. CONFIRA A BAIXO ALGUMAS IMAGENS DA AÇÃO:
Nenhum comentário:
Postar um comentário