sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

A Europa na era dos nacionalismos

A ação descrita abaixo foi realizada pelos pibidianos João Felipe de Melo e Ana Carolina Vasconcelos no 2º ano do ensino médio da  Escola Estadual Zacarias de Góis-LICEU, no dia 23.11.2016.   

A atividade referida as palavras cruzadas, foi realizada em apenas uma etapa, no qual os alunos a partir de um questionário, contendo doze questões sobre a formação e unificação dos estados nacionais, respondia ao questionário e tentavam alocar as palavras nos quadrados completando-as conforme os acertos das respostas.
O questionário foi  abordado e elaborado, para que os alunos  pesquisem em sala de aula em  livros sobre o referido tema. E que dado dicas pelo professor em sala, as palavras essenciais para completar os quadrados eram palavras referidas “chave” do capitulo. Estas palavras descreviam de modo objetivo e conceitual a compreesão do assunto aplicado. Não conseguido realizar em tempo de aula, os alunos levaram as atividades para a casa, e sobre supervisão do professor, este receberia o questionário resolvido pelos alunos na próxima aula, tendo ele comentado e ajudado a elucidar duvidas através da própria atividade.

Objetivos:
·                      Diferenciar os conceitos de nação e de Estado.
·                      Identificar os motivos que levaram a formação dos Estados modernos.
·                      Compreender as características do Absolutismo em diversos Estados europeus como: Espanha, Portugal, Inglaterra e França.
·                      Estabelecer uma relação entre a crise do feudalismo e o avanço do Estado-nação, analisando a estrutura social do antigo regime.
·                      Destacar as condições em que o estado-nação foi concebido e firmado, levando em conta os diferentes anseios e papéis dos agentes sociais envolvidos no processo.
·                      Entender como se formou e unificou, os países europeus no novo conceito de estado nação.


Resultado alcançado:



A participação total na ação foi cerca de 35 alunos, que demonstraram interesse pelo conteúdo e empolgação na resolução das palavras cruzadas.A atividade propunhava instigar aos alunos a pesquisa e a leitura do tema, e motivar suas persistencias em realizar completamente a atividade, pois está mostrava um grau de dificuladade elevada. Os alunos da turma sentiram-se desafiados pelo questionário, fazendo eles, questão de levar para casa e tentar completá- lo, mostrando susseso do objetivo da ação proposta em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário