A ação descrita abaixo foi realizada pelos pibidianos João Felipe de Melo e Ana Carolina Vasconcelos no 2º ano do ensino médio da Escola Estadual
Zacarias de Góis-LICEU, no dia 23.11.2016.
A atividade referida as palavras cruzadas, foi realizada em apenas uma etapa, no qual os alunos a partir de um questionário, contendo doze questões sobre a formação e unificação dos estados nacionais, respondia ao questionário e tentavam alocar as palavras nos quadrados completando-as conforme os acertos das respostas.
O questionário foi abordado e elaborado, para que os alunos pesquisem em sala de aula em livros sobre o referido tema. E que dado dicas pelo professor em sala, as palavras essenciais para completar os quadrados eram palavras referidas “chave” do capitulo. Estas palavras descreviam de modo objetivo e conceitual a compreesão do assunto aplicado. Não conseguido realizar em tempo de aula, os alunos levaram as atividades para a casa, e sobre supervisão do professor, este receberia o questionário resolvido pelos alunos na próxima aula, tendo ele comentado e ajudado a elucidar duvidas através da própria atividade.
Objetivos:
·
Diferenciar os
conceitos de nação e de Estado.
·
Identificar os motivos que levaram a
formação dos Estados modernos.
·
Compreender as características do
Absolutismo em diversos Estados europeus como: Espanha, Portugal, Inglaterra e
França.
·
Estabelecer uma relação
entre a crise do feudalismo e o avanço do Estado-nação, analisando a estrutura
social do antigo regime.
·
Destacar as condições
em que o estado-nação foi concebido e firmado, levando em conta os diferentes
anseios e papéis dos agentes sociais envolvidos no processo.
·
Entender como se formou
e unificou, os países europeus no novo conceito de estado nação.
Resultado alcançado:
A participação total na
ação foi cerca de 35 alunos, que demonstraram interesse pelo conteúdo e
empolgação na resolução das palavras cruzadas.A atividade propunhava instigar
aos alunos a pesquisa e a leitura do tema, e motivar suas persistencias em
realizar completamente a atividade, pois está mostrava um grau de dificuladade
elevada. Os alunos da turma sentiram-se desafiados pelo questionário, fazendo
eles, questão de levar para casa e tentar completá- lo, mostrando susseso do
objetivo da ação proposta em sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário