sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Ação: Conhecer para Preservar: Importância do patrimônio Histórico Cultural; Material e Imaterial de Teresina.

Ação realizada pelos bolsistas Alveralicy da Costa e Igor Michell

1. OBJETIVOS
  • Refletir sobre o que seria o patrimônio Histórico cultural de Teresina. 
  • Considerar juntamente com a turma sobre nossas memorias em torno da cidade, e as transformações  ocorridas nos últimos dez anos.
  • Problematizar o que vemos como patrimônio Histórico Cultual.
  • Analisar imagens que mostram a transformação da cidade ao longo de sua edificação enquanto capital.
  • Entender sobre a importância da preservação do patrimônio Histórico cultural e sua importância em nosso cotidiano.


 2. JUSTIFICATIVA:
            Essa ação nasceu da necessidade de problematizamos a ausência de discussões e o descaso dos governantes  com relação ao Patrimônio Histórico de nossa cidade. Usando como ponto de partida para a ação o exemplo do caso dos canteiros da avenida frei serafim, que em  janeiro de 2016 foram ameaçados de serem destruídos para ampliar a ponte do meio (obra que liga a a avenida Frei Serafim ao avenida João XXIII), ignorando inclusive o impacto ambiental, quanto aos órgãos competentes, ao serem cobrados explicações, a prefeitura afirmou não ter obras no local (mesmo que visíveis)e a SETRANS não se pronunciou,  uma pergunta ficou no ar: Como a população deve agir diante desses casos? Essa indagação também foi esplanada em sala de aula.    Esse foi apenas um dos milhares de exemplos das eventuais agressões que o nosso patrimônio Material e imaterial vem sofrendo de maneira ferrenha.  O Exemplo do descaso com o Parque Nacional da Serra da Capivara (que também ameaçou fechar as portas, inclusive o museu do homem americano, no mês de agosto de 2016 por falta de capital para manutenção e sem previsão para investimentos) também foi utilizado para demostrar a dimensão do problema e crise que nosso patrimônio atura.
            Outra questão levantada em sala foi sobre a dimensão de nosso patrimônio, apenas na Serra da Capivara contamos com 172 sítios arqueológicos, enquanto que em muitos países pagam para verem copias de tesouros arqueológicos, nós que temos ao nosso bel prazer toda sorte de achados arqueológicos  naturais, simplesmente ignoramos. Ou seja,  a  displicência por parte da população é tão severa quanto a dos governantes?  Mesmo com essas questões viscerais, a ação em questão teve como principal objeto de estudo antigas fotografias da capital. Conclui-se que os saberes e aprendizagens adquiridos e questionados pelos alunos na presente ação, vá além da pratica pedagógica, preparando-os para as situações, questionamentos e adversidades além da sala de aula, imprescindível  para relacionar o patrimônio histórico cultural com suas vivencias pessoais.

 3. METODOLOGIA:

            A atividade foi realizada em duas turmas ( 18A e a turma 19B), no primeiro momento os bolsistas realizaram uma micro aula com os conteúdos: o que é patrimônio Histórico cultural, patrimônio material e imaterial, qual a importância do patrimônio, o que significa tombamento, o que é IPHAN. No segundo momento, com auxilio do data show,  um conjunto de antigas fotografias de nossa capital, com destaque para os prédios e suas antigas fachadas, principalmente aqueles que fazem parte do cotidiano da maioria dos alunos, como por exemplo a casa da cultura, a igreja São benedito, a ponte Juscelino Kubitschek, Ponte Metálica (João Luís Ferreira), a praça da bandeira, as avenidas Frei Serafim e Maranhão, dentre outros, foi exposto e equiparando com o antes e depois desses locais, foi explanado um pouco de suas histórias, que os azulejos eram pintados a mão, como foi fabricado o telhado, os adornos, e outros detalhes que revelam todo o esplendor de nossa cultura. E no terceiro momento foi solicitado uma pequena atividade com base no conteúdo exposto na ação, que constituía-se de três questões:

·         1ª Em sua opinião, o que é patrimônio Histórico cultural?
·         2ª Qual a importância de preservar o nosso Patrimônio Histórico cultural?
·         3ª Quais são os meios para preservar o nosso patrimônio histórico.
   De Forma aleatória, algumas das atividades (algumas foram belas e objetivas redações) foram selecionadas e expostas no pátio da escola.


 4. RECURSOS E MATERIAIS:

Data show, pen drive, notebook, material de apoio confeccionados pelos bolsistas.


5. CRONOGRAMA:

No dia 03/10/2016 a ação foi realizada na turma 18 A e no dia 27/10/2016 a ação foi realizada na turma 19B.


6. CONCLUSÃO:

            Durante a ação realizadas nas turmas, ressaltamos que houve uma boa participação da grande maioria dos alunos em ambas as turmas, inclusive os próprios alunos compreenderam-se como atores sociais de suas respectivas culturas e como poderiam ajudar a preservar o patrimônio de seus respectivos bairros, relatando casos peculiares de suas regiões e âmbitos sociais, tanto quanto ao conteúdos ministrados quanto a atividades exigida ao final da ação, todos os alunos presentes nas salas de aula realizaram e participaram das atividades.
 


7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

<http://val-noticiasdacorte.blogspot.com.br/2010/04/fotos-antigas-de-teresina.html> acess on 01 Out. 2016

<http://www.uespi.br/site/?p=93497 >acess on 01 Out. 2016

<http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2016/08/17/apos-parque-serra-da-capivara-amanhecer-fechado-ministro-promete-verba.htm> acess on 01 Out. 2016

<http://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/parque-da-serra-da-capivara-no-piaui-esta-ameacado-1-16800318>






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