Ação realizada pelos bolsistas Alveralicy da Costa e Igor Michell
1. OBJETIVOS
- Refletir sobre o que seria o patrimônio Histórico cultural de Teresina.
- Considerar juntamente com a turma sobre nossas memorias em torno da cidade, e as transformações ocorridas nos últimos dez anos.
- Problematizar o que vemos como patrimônio Histórico Cultual.
- Analisar imagens que mostram a transformação da cidade ao longo de sua edificação enquanto capital.
- Entender sobre a importância da preservação do patrimônio Histórico cultural e sua importância em nosso cotidiano.
2. JUSTIFICATIVA:
Essa ação nasceu da
necessidade de problematizamos a ausência de discussões e o descaso dos
governantes com relação ao Patrimônio Histórico de nossa cidade. Usando
como ponto de partida para a ação o exemplo do caso dos canteiros da avenida
frei serafim, que em janeiro de 2016 foram ameaçados de serem destruídos
para ampliar a ponte do meio (obra que liga a a avenida Frei Serafim ao avenida
João XXIII), ignorando inclusive o impacto ambiental, quanto aos órgãos
competentes, ao serem cobrados explicações, a prefeitura afirmou não ter obras
no local (mesmo que visíveis)e a SETRANS não se pronunciou, uma pergunta
ficou no ar: Como a população deve agir diante desses casos? Essa indagação
também foi esplanada em sala de aula. Esse
foi apenas um dos milhares de exemplos das eventuais agressões que o nosso
patrimônio Material e imaterial vem sofrendo de maneira ferrenha. O
Exemplo do descaso com o Parque Nacional da Serra da Capivara (que também
ameaçou fechar as portas, inclusive o museu do homem americano, no mês de
agosto de 2016 por falta de capital para manutenção e sem previsão para
investimentos) também foi utilizado para demostrar a dimensão do problema e
crise que nosso patrimônio atura.
Outra questão levantada
em sala foi sobre a dimensão de nosso patrimônio, apenas na Serra da Capivara
contamos com 172 sítios arqueológicos, enquanto que em muitos países pagam para
verem copias de tesouros arqueológicos, nós que temos ao nosso bel prazer toda
sorte de achados arqueológicos naturais, simplesmente ignoramos. Ou seja,
a displicência por parte da população é tão severa quanto a dos
governantes? Mesmo com essas questões viscerais, a ação em questão teve
como principal objeto de estudo antigas fotografias da capital. Conclui-se que
os saberes e aprendizagens adquiridos e questionados pelos alunos na presente
ação, vá além da pratica pedagógica, preparando-os para as situações,
questionamentos e adversidades além da sala de aula, imprescindível para
relacionar o patrimônio histórico cultural com suas vivencias pessoais.
3. METODOLOGIA:
A atividade foi realizada em
duas turmas ( 18A e a turma 19B), no primeiro momento os bolsistas realizaram
uma micro aula com os conteúdos: o que é patrimônio Histórico cultural,
patrimônio material e imaterial, qual a importância do patrimônio, o que
significa tombamento, o que é IPHAN. No segundo momento, com auxilio do data
show, um conjunto de antigas fotografias de nossa capital, com destaque
para os prédios e suas antigas fachadas, principalmente aqueles que fazem parte
do cotidiano da maioria dos alunos, como por exemplo a casa da cultura, a
igreja São benedito, a ponte Juscelino Kubitschek, Ponte Metálica (João Luís
Ferreira), a praça da bandeira, as avenidas Frei Serafim e Maranhão, dentre
outros, foi exposto e equiparando com o antes e depois desses locais, foi
explanado um pouco de suas histórias, que os azulejos eram pintados a mão, como
foi fabricado o telhado, os adornos, e outros detalhes que revelam todo o
esplendor de nossa cultura. E no terceiro momento foi solicitado uma pequena
atividade com base no conteúdo exposto na ação, que constituía-se de três
questões:
·
1ª Em sua opinião, o que é patrimônio Histórico cultural?
·
2ª Qual a importância de preservar o nosso Patrimônio Histórico
cultural?
·
3ª Quais são os meios para preservar o nosso patrimônio histórico.
De
Forma aleatória, algumas das atividades (algumas foram
belas e objetivas redações) foram selecionadas e expostas no pátio da escola.
4. RECURSOS E MATERIAIS:
Data show, pen drive,
notebook, material de apoio confeccionados pelos bolsistas.
5. CRONOGRAMA:
No
dia 03/10/2016 a ação foi realizada na turma 18 A e no dia 27/10/2016 a ação
foi realizada na turma 19B.
6. CONCLUSÃO:
Durante a ação realizadas nas
turmas, ressaltamos que houve uma boa participação da grande maioria dos alunos
em ambas as turmas, inclusive os próprios alunos compreenderam-se como atores
sociais de suas respectivas culturas e como poderiam ajudar a preservar o patrimônio
de seus respectivos bairros, relatando casos peculiares de suas regiões e âmbitos
sociais, tanto quanto ao conteúdos ministrados quanto a atividades exigida ao
final da ação, todos os alunos presentes nas salas de aula realizaram e
participaram das atividades.
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
<http://val-noticiasdacorte.blogspot.com.br/2010/04/fotos-antigas-de-teresina.html>
acess on 01 Out. 2016
<http://www.uespi.br/site/?p=93497 >acess on
01 Out. 2016
<http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2016/08/17/apos-parque-serra-da-capivara-amanhecer-fechado-ministro-promete-verba.htm>
acess on 01 Out. 2016
<http://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/parque-da-serra-da-capivara-no-piaui-esta-ameacado-1-16800318>
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