sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

AÇÃO: POR TRÁS DA TV; O QUE FOI A DITADURA MILITAR NO BRASIL.

Ação realizada pelos bolsistas Alveralicy da Costa e Igor Michell

1.OBJETIVOS:
  • Enfatizar os conhecimentos sobre regimes políticos que se destacaram no Brasil; 
  • Problematizar o que se entende por ditadura;  
  • Explanar quais foram os meios utilizados para o Golpe de 1964.


2.JUSTIFICATIVA:
A ação sobre ditadura militar, foi realizada com os alunos do 9º ano B do ensino fundamental, na escola municipal Eurípides de Aguiar, localizada no bairro Marquês. Na ação foi utilizado o livro didático, “Projeto Araribá: história/desenvolvimento e produzido pela editora Moderna; editora responsável Maria Raquel Apolinário – 3. Ed. – São Paulo: moderna, 2010”. Foi utilizada a Unidade 7 (Democracia e Ditadura na Ámerica Latina).

3.RECURSOS DIDÁTICOS:
Livro didático, pincel, data show, pen drive.

4. METODOLOGIA:

4.1 no Primeiro momento ocorreu uma breve explanação sobre o prévio conhecimento dos alunos sobre o conteúdo.
4.2 no segundo momento através de uma explicação oral e expositiva os bolsistas realizaram uma explanação geral do conteúdo programado.
4.3 ao termino foi pedido aos alunos que realizassem uma redação de vinte linhas com a temática “ qual a sua percepção sobre o que foi a ditadura militar no Brasil”.

5. METAS
5.1 Analise e discussão das respostas obtidas e problematizações a cerca do conceito de democracia e de ditadura.
5.2 a compreensão da importância e apoio ao conteúdo programático.
5.3 expor de maneira aleatória algumas das redações no pátio da Escola.

6. CRONOGRAMA
6.1 Local de realização – Escola: sala de aula.
6.2 periodo de realização: planejamento a partir do dia 04/11/2016 e foi aplicada no dia 24/11/2016.

7. RESULTADOS ESPERADOS.

7.1 Ampliação dos conhecimentos acerca dos conteúdos ministrados.
7.2 Reconhecimento dos conteúdos teóricos e metodológicos trabalhados na disciplina por meio da opinião emitidas de maneira livre pelos alunos e analises do discursos descritos nas diversas redações.
7.3 fazer com que todos os 32 alunos participarem de maneira espontânea

8. RESULTADO REAL PÓS AÇÃO
8.1  trinta alunos estavam presentes na referente data e todos participaram de maneira satisfatória).
8.2 os alunos de maneira critica reflexiva conseguiram explanar muito bem sobre o conteúdo, inclusive dividiram-se de maneira natural para defender suas respectivas posições.

9. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.

APOLINÀRIO, Maria Raquel. Projeto Araribá: História. São Paulo: Moderna, 2014

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