terça-feira, 28 de junho de 2016

Ação 3: PIBID História 2016  - Escola Municipal Eurípides Aguiar - 9º Ano

Bolsistas Caíque de Oliveira; Igor Michell de Sousa


Batalha Naval de Historia: Jogo de perguntas e respostas para teste de aprendizagem de conteúdo.

1.OBJETIVOS:
1.1 Enfatizar os conhecimentos no processo de ensino aprendizagem através de um jogo de batalha Naval.
 1.2 Verificar de maneira dinâmica e satisfatória a absorção do conteúdo ministrado nas aulas de histórias (iluminismo, revolução francesa e independência dos estados unidos).
Problematizar a interação dos discentes na perspectiva metodológica da disciplina História.

2.JUSTIFICATIVA:

 Observando o desempenho dos discentes e procurando encontrar maneiras de dinamizar e explorar o processo de ensino aprendizagem da disciplina de Historia e toda sua diversidade em sala de aula, fica claro a necessidade de estimular a pratica e estudo da mesma através de atividades mais participativas e descontraídas, sem deixa a qualidade de ensino em segundo plano.

 A Batalha Naval de História busca compreender todos os objetivos citados, no mesmo sentido em que busca-se a contextualização dos assuntos abordados na disciplina. Os jogos além de caráter lúdico e divertido que proporcionam aos jogadores  uma maneira leve e descontraída de ensino e problematização dos conteúdos ministrados pelo discente, claro, também desenvolvem funções que vão além do entretenimento, envolvendo aspectos sociais, cognitivos e afetivo dos participantes.

Levando para os discentes acontecimentos de suma importância que perpetuam até a atualidade e que afetam direta e indiretamente suas esferas de convívio, principalmente no que concerne suas realidades enquanto estudantes e acesso a educação democrática.


Conclui-se que os saberes e aprendizagens adquiridos pelos alunos nos jogos poderão ser utilizados em ações que vão além da pratica pedagógica, preparando-os para situações e adversidades enfrentadas na vida através de experiências pessoais, como por exemplo a diversidade de opiniões encontradas fora de seus respectivos cestos e círculos sociais, trabalhando uma visão holística de mundo, bem como a habilidade interpessoal, imprescindível nas relações humanas, e acima de tudo encontrada no ambiente escola, onde ocorre sua formação para conviver com o meio social.

3.RECURSOS DIDÁTICOS:
Livro didático, data show, cartelas do Jogo batalha Naval, pen drive, quadro de acrílico e pinceis.

4.MEDOTOLOGIA:
4.1 Divisão da turma em dois grupos.
4.2 inicio do jogo da Batalha, a cada barco encontrado, o grupo tinha uma questão sorteada de maneira aleatória para  responder, se o grupo em questão erra-se a pergunta, o segundo grupo tinha o direto de tentar a resposta correta, o grupo que acertasse afundaria o navio em questão.
4.3 Ao termino do da atividade, o grupo que afundasse mais barcos sairia vitorioso.

5. METAS
5.1 Analise e discursão das questões do conteúdo Iluminismo através do jogo Batalha Naval.
5.2 a compreensão da importância do material na construção e apoio ao conteúdo programático.

6. CRONOGRAMA
6.1 Local de realização – Escola: sala de aula.
6.2 periodo de realização: planejamento a partir do dia 30/05/2016 e foi aplicada no dia 26/06/2016.

7. AVALIAÇÃO.

7.1 Ampliação dos conhecimentos acerca dos conteúdos ministrados.
7.2 Reconhecimento dos conteúdos teóricos e metodológicos trabalhados na disciplina por meio do jogo de Batalha Naval.

8. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.
APOLINÀRIO, Maria Raquel. Projeto Araribá: História. São Paulo: Moderna, 2014






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