Bolsistas Caíque de Oliveira; Igor Michell de Sousa
Bingo de História: Jogo de perguntas e respostas para teste de aprendizagem de conteúdo.
1.OBJETIVOS:
1.1 Enfatizar os conhecimentos no
processo de ensino aprendizagem através de um jogo de Bingo.
1.2 Verificar
de maneira dinâmica e satisfatória a absorção do conteúdo ministrado nas aulas
de histórias.
- Problematizar a interação dos discentes na perspectiva metodológica da disciplina História.
2.JUSTIFICATIVA:
Observando
o desempenho dos discentes e procurando encontrar maneiras de dinamizar e
explorar o processo de ensino aprendizagem da disciplina de história e toda sua
diversidade em sala de aula, fica claro a necessidade de estimular a pratica e
estudo da mesma.
O Bingo
de História busca compreender todos os objetivos citados, no mesmo sentido em
que se busca a contextualização dos assuntos abordados na disciplina. Os jogos
além de caráter lúdico e divertido que proporcionam aos jogadores uma maneira
leve e descontraída de ensino e problematização dos conteúdos ministrados pelo
discente, claro, também desenvolvem funções que vão além do entretenimento,
envolvendo aspectos sociais, cognitivos e afetivo dos participantes.
Conclui-se
que os saberes e aprendizagens adquiridos pelos alunos nos jogos poderão ser
utilizados em ações que vão além da pratica pedagógica, preparando-os para
situações e adversidades enfrentadas na vida, como por exemplo a diversidade de
opiniões encontradas fora de seus respectivos cestos e círculos sociais,
trabalhando uma visão holística de mundo, bem como a habilidade interpessoal,
imprescindível nas relações humanas.
3.RECURSOS DIDÁTICOS:
Livro didático, jogo de Bingo, data show, pen drive.
4.MEDOTOLOGIA:
4.1 Divisão da turma em quatro
grupos;
4.2 Início do jogo de Bingo, a
cada pedra sorteada, o grupo que a possuísse marcava em suas receptivas
cartelas, e teria que acerta uma questão aleatória relacionada ao conteúdo.
4.3 Dois grupos sairão
vitoriosos, primeiramente o que fechar a cartela de maneira mais rápida, e o
segundo com mais questões corretas.
5. METAS
5.1. Analise e discursão das questões do jogo de Bingo.
5.2 a compreensão da importância do material na construção e
apoio ao conteúdo programático.
6. CRONOGRAMA
6.1 Local de realização – Escola: sala de aula.
6.2 período de realização: planejamento a partir do dia
04/05/2016 e foi aplicada no dia 12/05/2016.
7. AVALIAÇÂO.
7.1 Participação na ação e numero de acertos das questões.
8. REFERENCIAS
BIBLIOGRAFICAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário