quarta-feira, 29 de junho de 2016

A Charge como objeto de análise: Revolução Francesa

Bolsistas: Laiza Mendes, Brenda Costa e Márcia Suely

TEMA: A Charge como objeto de análise: Revolução Francesa.


OBJETIVOS:

·         Analisar as características da Revolução Francesa através de charges;
·         Refletir sobre a importância da Revolução Francesa, inclusive nos dias atuais.

JUSTIFICATIVA:

A ação teve o intuito de trazer a Revolução Francesa de forma dinâmica, incluindo a participação direta dos discentes dentro do conteúdo. Deste modo, os alunos puderam, com a ajuda dos bolsistas e do professor supervisor, interagir com o conteúdo ministrado e socializar seu entendimento para a turma.

RECURSOS:

·         Data show;
·         Pen drive;
·         Imagens impressas;
·         Notebook.


METODOLOGIA:

    A ação sobre a Revolução Francesa foi desenvolvida da seguinte forma: a sala foi dividida em 05 grupos, sendo que cada um possuía cerca de cinco integrantes. As bolsistas utilizaram o Datashow e as charges impressas para a realização da atividade. Os slides eram compostos pelas 05 charges escolhidas e cada uma delas ficou em um grupo diferente.
   A primeira charge mostrava a representação dos três estados na França pré-revolucionária; a segunda tratava da queda da Bastilha em 14 de julho de 1789; a terceira trazia o famoso lema Liberdade, igualdade e fraternidade contrastando com a dura realidade da sociedade atual; a quarta mostra a guilhotina representando o período do terror; a última charge dizia respeito à divisão do mundo em 1805 entre Napoleão e a Inglaterra.
  Depois de cada grupo discutir sobre o conteúdo e as imagens, houve a socialização das interpretações com toda a turma.
 Os alunos tiveram o auxílio das bolsistas e do professor supervisor para a análise do material que foi entregue.
Participaram 26 alunos da ação no 2° D. (Realizada em 16/06, co duração de 50 minutos).
Participaram 25 alunos da ação no 2°C. (Realizado em 17/06, duração de 50 minutos).

METAS ALCANÇADAS:
·         Melhor domínio de conteúdo;
·         Participação de todos os alunos;
·         Compreensão do conteúdo de forma dinâmica;


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

BRAICK, Patrícia Ramos. MOTA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio. 3.ed. São Paulo: Moderna, 2013.

IMAGENS DA AÇÃO:








SLIDE UTILIZADO: 


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