TEMA: A Charge como objeto de análise: Revolução Francesa.
OBJETIVOS:
· Refletir sobre a importância da Revolução Francesa, inclusive nos dias atuais.
JUSTIFICATIVA:
A
ação teve o intuito de trazer a Revolução Francesa de forma dinâmica, incluindo
a participação direta dos discentes dentro do conteúdo. Deste modo, os alunos puderam,
com a ajuda dos bolsistas e do professor supervisor, interagir com o conteúdo ministrado
e socializar seu entendimento para a turma.
RECURSOS:
· Pen drive;
· Imagens impressas;
· Notebook.
METODOLOGIA:
A ação sobre a Revolução Francesa foi
desenvolvida da seguinte forma: a sala foi dividida em 05 grupos, sendo que cada
um possuía cerca de cinco integrantes. As bolsistas utilizaram o Datashow e as
charges impressas para a realização da atividade. Os slides eram compostos
pelas 05 charges escolhidas e cada uma delas ficou em um grupo diferente.
A primeira charge mostrava a representação
dos três estados na França pré-revolucionária; a segunda tratava da queda da
Bastilha em 14 de julho de 1789; a terceira trazia o famoso lema Liberdade,
igualdade e fraternidade contrastando com a dura realidade da sociedade atual;
a quarta mostra a guilhotina representando o período do terror; a última charge
dizia respeito à divisão do mundo em 1805 entre Napoleão e a Inglaterra.
Depois de cada grupo discutir sobre o
conteúdo e as imagens, houve a socialização das interpretações com toda a
turma.
Os alunos tiveram o auxílio das bolsistas e do
professor supervisor para a análise do material que foi entregue.
Participaram
26 alunos da ação no 2° D. (Realizada em 16/06, co duração de 50 minutos).
Participaram
25 alunos da ação no 2°C. (Realizado em 17/06, duração de 50 minutos).
METAS ALCANÇADAS:
·
Melhor
domínio de conteúdo;
·
Participação
de todos os alunos;
·
Compreensão
do conteúdo de forma dinâmica;
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
BRAICK,
Patrícia Ramos. MOTA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro
milênio. 3.ed. São Paulo: Moderna, 2013.
SLIDE UTILIZADO:
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