terça-feira, 28 de junho de 2016


Ação 2: PIBID História 2016  - Escola Municipal Eurípides Aguiar - 8º Ano

Bolsistas Caíque de Oliveira; Igor Michell de Sousa



Cinema e História: Perspectiva cinematográfica acerca da Revolução Industrial.

1.OBJETIVOS:


1.1 Enfatizar os conhecimentos no processo de ensino aprendizagem através de recortes dos filmes Tempos modernos e Oliver Twister.
       
1.2 Verificar de maneira dinâmica e satisfatória a absorção do conteúdo ministrado nas aulas de histórias( Revolução industrial), pelos viés da ótica e perspectiva cinematográfica do conteúdo.
Problematizar a interação dos discentes na perspectiva metodológica da disciplina História.


2.JUSTIFICATIVA:


Observando o desempenho dos discentes e procurando encontrar maneiras de dinamizar e explorar o processo de ensino aprendizagem da disciplina de Historia e toda sua diversidade em sala de aula, fica claro a necessidade de estimular a pratica e estudo da mesma por novas abordagens metodológicas. Propondo utilização de novas tecnologias no ambiente escolar e principalmente em sala de aula.( logo na escola em questão os discentes e docentes foram agraciados com notebook de excelente desempenho para serem utilizados em atividades escolares).

O recorte dos filmes acima citados, busca compreender todos os objetivos citados, no mesmo sentido em que busca-se a contextualização dos assuntos abordados na disciplina. Os comentários durante a exibição dos recortes dos filmes buscou  proporcionam aos participantes  uma maneira leve e descontraída de ensino e problematização dos conteúdos ministrados pelo discente, claro, também desenvolvem funções que vão além do entretenimento, envolvendo aspectos sociais, econômicos, políticos, cognitivos e afetivo dos participantes. Levando os participantes a repesarem sua posição no meio social, e suas diversas realidades, experiência e vivencias pessoais.

Conclui-se que os saberes e aprendizagens adquiridos pelos alunos durante a exibição da mostra e debate, poderão ser utilizados em ações que vão além da pratica pedagógica, preparando-os para situações e adversidades enfrentadas na vida, principalmente quando ingressarem-no mercado de trabalho e como eles se veem no futuro com relação ao trabalho formal, informal, trabalho servil e afins, como por exemplo a diversidade de opiniões encontradas fora de seus respectivos cestos e círculos sociais, trabalhando uma visão holística de mundo, bem como  a habilidade interpessoal, imprescindível nas relações humanas.

3.RECURSOS DIDÁTICOS:
Livro didático, jogo de Bingo, data show, pen drive, quadro de acrílico e pinceis.

4.MEDOTOLOGIA:
4.1 organização da sala.
4.2 Inicio da mostra cinematográfica, com pequenas pausas para comentários relevantes aos conteúdos mostrados e exemplificar a divergência entre a obra cinematográfica e o livro (Oliver twists) equiparando e relativizando com o conteúdo ministrado.
4.3 Todos presentes durante a mostra cinematográfica irão ter vinte minutos para fazer uma pequena redação “informal” sobre a relação entre Filmes – Conteúdo lecionado em sala de aula  - Experiências pessoais – Perspectivas pessoais sobre o futuro Industrial.

5. METAS
5.1 Analise e discursão do conteúdo Revolução Industrial.
5.2 a compreensão da importância do material na construção e apoio ao conteúdo programático.
5.3 Exemplificar de maneira pratica e teórica sobre o apoio de recursos multimídias no conteúdo ministrado.

6. CRONOGRAMA
6.1 Locais de realização – Escola: sala de aula.
6.2 períodos de realização: planejamento a partir do dia 05/05/2016 e foi aplicada no dia 16/05/2016.

7. AVALIAÇÃO

7.1 Ampliação dos conhecimentos acerca dos conteúdos ministrados.
7.2 Reconhecimento dos conteúdos teóricos e metodológicos trabalhados na disciplina por meio do jogo de Bingo utilizado.
7.3 Redação sobre relação entre Filmes – Conteúdo lecionado em sala de aula  - Experiências pessoais – Perspectivas pessoais sobre o futuro Industrial.

8. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.
APOLINÀRIO, Maria Raquel. Projeto Araribá: História. São Paulo: Moderna, 2014












Nenhum comentário:

Postar um comentário