Bolsistas Caíque de Oliveira; Igor Michell de Sousa
Cinema e História: Perspectiva cinematográfica acerca da Revolução Industrial.
1.OBJETIVOS:
1.1 Enfatizar os conhecimentos no processo de ensino aprendizagem através de recortes dos filmes Tempos modernos e Oliver Twister.
1.2 Verificar de maneira dinâmica e satisfatória a
absorção do conteúdo ministrado nas aulas de histórias( Revolução industrial),
pelos viés da ótica e perspectiva cinematográfica do conteúdo.
Problematizar a interação dos discentes na perspectiva metodológica da disciplina História.
2.JUSTIFICATIVA:
Observando o desempenho dos discentes e procurando encontrar maneiras de dinamizar e explorar o processo de ensino aprendizagem da disciplina de Historia e toda sua diversidade em sala de aula, fica claro a necessidade de estimular a pratica e estudo da mesma por novas abordagens metodológicas. Propondo utilização de novas tecnologias no ambiente escolar e principalmente em sala de aula.( logo na escola em questão os discentes e docentes foram agraciados com notebook de excelente desempenho para serem utilizados em atividades escolares).
Problematizar a interação dos discentes na perspectiva metodológica da disciplina História.
2.JUSTIFICATIVA:
Observando o desempenho dos discentes e procurando encontrar maneiras de dinamizar e explorar o processo de ensino aprendizagem da disciplina de Historia e toda sua diversidade em sala de aula, fica claro a necessidade de estimular a pratica e estudo da mesma por novas abordagens metodológicas. Propondo utilização de novas tecnologias no ambiente escolar e principalmente em sala de aula.( logo na escola em questão os discentes e docentes foram agraciados com notebook de excelente desempenho para serem utilizados em atividades escolares).
O recorte dos filmes acima citados, busca compreender todos os objetivos citados, no mesmo sentido em que busca-se a contextualização dos assuntos abordados na disciplina. Os comentários durante a exibição dos recortes dos filmes buscou proporcionam aos participantes uma maneira leve e descontraída de ensino e problematização dos conteúdos ministrados pelo discente, claro, também desenvolvem funções que vão além do entretenimento, envolvendo aspectos sociais, econômicos, políticos, cognitivos e afetivo dos participantes. Levando os participantes a repesarem sua posição no meio social, e suas diversas realidades, experiência e vivencias pessoais.
Conclui-se que os saberes e aprendizagens adquiridos pelos alunos durante a exibição da mostra e debate, poderão ser utilizados em ações que vão além da pratica pedagógica, preparando-os para situações e adversidades enfrentadas na vida, principalmente quando ingressarem-no mercado de trabalho e como eles se veem no futuro com relação ao trabalho formal, informal, trabalho servil e afins, como por exemplo a diversidade de opiniões encontradas fora de seus respectivos cestos e círculos sociais, trabalhando uma visão holística de mundo, bem como a habilidade interpessoal, imprescindível nas relações humanas.
3.RECURSOS DIDÁTICOS:
Livro didático, jogo de Bingo, data show, pen drive, quadro de acrílico e pinceis.
Livro didático, jogo de Bingo, data show, pen drive, quadro de acrílico e pinceis.
4.MEDOTOLOGIA:
4.1 organização da sala.
4.2 Inicio da mostra cinematográfica, com pequenas pausas para comentários relevantes aos conteúdos mostrados e exemplificar a divergência entre a obra cinematográfica e o livro (Oliver twists) equiparando e relativizando com o conteúdo ministrado.
4.3 Todos presentes durante a mostra cinematográfica irão ter vinte minutos para fazer uma pequena redação “informal” sobre a relação entre Filmes – Conteúdo lecionado em sala de aula - Experiências pessoais – Perspectivas pessoais sobre o futuro Industrial.
4.1 organização da sala.
4.2 Inicio da mostra cinematográfica, com pequenas pausas para comentários relevantes aos conteúdos mostrados e exemplificar a divergência entre a obra cinematográfica e o livro (Oliver twists) equiparando e relativizando com o conteúdo ministrado.
4.3 Todos presentes durante a mostra cinematográfica irão ter vinte minutos para fazer uma pequena redação “informal” sobre a relação entre Filmes – Conteúdo lecionado em sala de aula - Experiências pessoais – Perspectivas pessoais sobre o futuro Industrial.
5. METAS
5.1 Analise e discursão do conteúdo Revolução Industrial.
5.2 a compreensão da importância do material na construção e apoio ao conteúdo programático.
5.3 Exemplificar de maneira pratica e teórica sobre o apoio de recursos multimídias no conteúdo ministrado.
5.1 Analise e discursão do conteúdo Revolução Industrial.
5.2 a compreensão da importância do material na construção e apoio ao conteúdo programático.
5.3 Exemplificar de maneira pratica e teórica sobre o apoio de recursos multimídias no conteúdo ministrado.
6. CRONOGRAMA
6.1 Locais de realização – Escola: sala de aula.
6.2 períodos de realização: planejamento a partir do dia 05/05/2016 e foi aplicada no dia 16/05/2016.
6.1 Locais de realização – Escola: sala de aula.
6.2 períodos de realização: planejamento a partir do dia 05/05/2016 e foi aplicada no dia 16/05/2016.
7. AVALIAÇÃO
7.1 Ampliação dos conhecimentos acerca dos conteúdos ministrados.
7.2 Reconhecimento dos conteúdos teóricos e metodológicos trabalhados na disciplina por meio do jogo de Bingo utilizado.
7.3 Redação sobre relação entre Filmes – Conteúdo lecionado em sala de aula - Experiências pessoais – Perspectivas pessoais sobre o futuro Industrial.
7.1 Ampliação dos conhecimentos acerca dos conteúdos ministrados.
7.2 Reconhecimento dos conteúdos teóricos e metodológicos trabalhados na disciplina por meio do jogo de Bingo utilizado.
7.3 Redação sobre relação entre Filmes – Conteúdo lecionado em sala de aula - Experiências pessoais – Perspectivas pessoais sobre o futuro Industrial.
8. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.
APOLINÀRIO, Maria Raquel. Projeto Araribá: História. São Paulo: Moderna, 2014
APOLINÀRIO, Maria Raquel. Projeto Araribá: História. São Paulo: Moderna, 2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário