terça-feira, 28 de junho de 2016

Ação: Atividade de criação de painéis: os povos da Mesopotâmia


A ação “Atividade de criação de painéis: os povos da Mesopotâmia”, foi desenvolvida na Escola Municipal Dep. Antônio Gayoso, turma 6º ano “E”, pelos bolsistas Lucas Brito, Waldimara Rodrigues e Bárbara Rodrigues.
A duração foi de seis aulas, acontecendo em três dias (14, 21 e 28 de junho de 2016). Na primeira aula, houve a explanação do conteúdo sobre a Mesopotâmia; na segunda, a confecção em cartolinas; na terceira, a apresentação dos grupos temáticos.
O trabalhou consistiu em dividir a turma em cinco grupos, que ficaram responsáveis pelos seguintes temas: Sumérios, Acadianos, Primeiro Império Babilônico, Assírios e Caldeus. Cada grupo deveria construir um painel em cartolina com as “características” da temática que foi designada.
Distribuiu-se material para corte e colagem, conforme arquivo anexo. As “características” dos diversos grupos ficaram todas misturadas, onde o grupo deveria selecionar apenas aquelas correspondentes à sua temática. Nesse sentido, o grupo recebia tanto as “características” que usaria, quanto as “características” dos outros temas. Cada grupo, ao final, deveria encontrar quatro “características”, para realizar a colagem. Em razão de elas estarem em balões, foi distribuído personagens, de modo que ficasse simulado um fala.
O método de avaliação consistiu em analisar o coletivo, por grupo, onde os critérios estipulados foram: arte do painel, organização do grupo, apresentação para a turma e domínio de conteúdo. O resultado foi heterogêneo, pois alguns alunos apresentam deficiências, como por exemplo, na leitura e compreensão do texto. Porém outros executaram a confecção de maneira rápida e ágil, sem muitas dificuldades. Para suprir tais carências, durante a apresentação dos próprios alunos, realizou-se intervenção nas exposições, no sentido de reforçar o que se falava e revisar o que se tinha exposto na primeira aula. No geral, pode se dizer que o saldo foi positivo, em razão de proporcionar algo dinâmico e que tenha como consequência o aprendizado do alunado.
Por fim, cabe destacar alguns dos objetivos traçados:

·        Identificar semelhanças e diferenças entre os povos da Mesopotâmia;
· Identificar semelhanças e diferenças entre as civilizações da Mesopotâmia e a civilização egípcia;
· Conhecer as principais características da organização política, econômica e social da Mesopotâmia.

No arquivo em anexo a seguir, disponibilizamos, para download, o material distribuído para os grupos, contendo o material para colagem: temas, “características”, personagens. Além disso, o arquivo ainda contém as instruções e modelo de como produzir o painel.


Material para corte e colagem (Clique aqui para baixar / Download)






Confira as imagens:




Envelopes distribuídos para os grupos, contendo material para se produzir os painéis
Confecção dos painéis

Confecção dos painéis

Confecção dos painéis

Confecção dos painéis

Confecção dos painéis
Confecção dos painéis

Exposição e apresentação

Exposição e apresentação

Exposição e apresentação

Exposição e apresentação

Exposição e apresentação

Exposição e apresentação
Exposição e apresentação

Exposição e apresentação

Exposição e apresentação

Exposição e apresentação



Nenhum comentário:

Postar um comentário