A ação
"Sujeito
Histórico"
foi realizada na Escola Centro de Educação Profissional (CEEP) Professor "Edgar Tito"
nas turmas da 1° Ano “ A” e “B” - Ensino Médio - Turno do Manhã.
PIBIDIANOS: Francisco Antonio S. Soares e Ricardo Nogueira
1. OBJETIVOS
Compreender que não
existe somente uma verdade absoluta na História;
Reconhecer a si
próprio como sujeito histórico;
Desenvolver o habito
da leitura e a da escrita, interdisciplinando com a disciplina de Língua Portuguesa.
2.
JUSTIFICATIVA:
Observando
o desempenho dos discentes, esta ação se justifica em todos os objetivos
citados, buscando uma contextualização dos assuntos abordados, sempre na
perspectiva de interligar o ensino de história com os debates feitos em sala de
aula.
Portanto,
as atividades estimulam a capacidade de concentração, percepção e análise, em
vista os discentes precisaram destes sentidos, somadas aos conhecimentos ainda
por estudar, cabendo aos Pibidianos à elaboração e a organização de atividades
de forma dinâmica e prazerosa.
3.
CONTEÚDOS
As fontes da
História;
Valor da memória;
Desenvolvimento da
história;
Quem faz a história
Quem faz a história
4.
METODOLOGIA
Aula dialogada, expositiva e dividida em etapas
para um melhor entendimento:
1º momento
Apresentação da proposta (objetivo), bem como
explanação das temáticas;
2º momento
Confecção de textos e slogan (campanha
publicitária) em grupo.
3º momento
Interdisciplinaridade com a disciplina de Língua
Portuguesa (correção de erros ortográficos) nos textos produzidos.
4° momento
Reprodução dos Slogans em cartazes e
apresentação e escolha do mais criativo
3.
RECURSOS E MATERIAIS
Livro didático;
Cartolinas;
Pinceis;
Réguas;
Fita gomada;
Imagens
5. METAS
Ressaltar
aspectos do comprometimento no grupo.
Participação
nos debate e respeito à opinião dos colegas.
6. CRONOGRAMA
Local
de realização – Escola: Centro de Educação Profissional (CEEP) Professor
"Edgar Tito".
Data de
realização: Abril de 20016.
7. RESULTADOS OBTIDOS
Ampliação
dos conhecimentos acerca dos conteúdos ministrados.
Condecoração
dos conteúdos teóricos trabalhados na disciplina por meio dos debates.
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALVES, Alexandre. Conexões com a história, 2ª ed. - São Paulo: Moderna, 2013.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino
Médio. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999. 364p.
Confira
abaixo algumas imagens da ação:
Nenhum comentário:
Postar um comentário