quarta-feira, 29 de junho de 2016

"Sujeito Histórico" - PIBID - CEEP - 2016.1



A ação

"Sujeito Histórico"

foi realizada na Escola  Centro de Educação Profissional (CEEP) Professor "Edgar Tito"

nas turmas da 1° Ano “ A” e “B”  - Ensino Médio - Turno do Manhã.

PIBIDIANOS: Francisco Antonio S. Soares e Ricardo Nogueira

1. OBJETIVOS
Compreender que não existe somente uma verdade absoluta na História;
Reconhecer a si próprio como sujeito histórico;
Desenvolver o habito da leitura e a da escrita, interdisciplinando com a disciplina de Língua Portuguesa.


 2. JUSTIFICATIVA:

Observando o desempenho dos discentes, esta ação se justifica em todos os objetivos citados, buscando uma contextualização dos assuntos abordados, sempre na perspectiva de interligar o ensino de história com os debates feitos em sala de aula.

Portanto, as atividades estimulam a capacidade de concentração, percepção e análise, em vista os discentes precisaram destes sentidos, somadas aos conhecimentos ainda por estudar, cabendo aos Pibidianos à elaboração e a organização de atividades de forma dinâmica e prazerosa.

3. CONTEÚDOS
As fontes da História;

Valor da memória;
Desenvolvimento da história;
Quem faz a história

4. METODOLOGIA

Aula dialogada, expositiva e dividida em etapas para um melhor entendimento:
1º momento
Apresentação da proposta (objetivo), bem como explanação das temáticas;
2º momento
Confecção de textos e slogan (campanha publicitária) em grupo.
3º momento
Interdisciplinaridade com a disciplina de Língua Portuguesa (correção de erros ortográficos) nos textos produzidos.
4° momento
Reprodução dos Slogans em cartazes e apresentação e escolha do mais criativo
3. RECURSOS E MATERIAIS
Livro didático;
Cartolinas;
Pinceis;
Réguas;
Fita gomada;
Imagens
5. METAS
Ressaltar aspectos do comprometimento no grupo.
Participação nos debate e respeito à opinião dos colegas.
6. CRONOGRAMA
 Local de realização – Escola: Centro de Educação Profissional (CEEP) Professor "Edgar Tito".
 Data de realização:  Abril de 20016.
7. RESULTADOS OBTIDOS
 Ampliação dos conhecimentos acerca dos conteúdos ministrados.
 Condecoração dos conteúdos teóricos trabalhados na disciplina por meio dos debates.
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALVES, Alexandre. Conexões com a história, 2ª ed. - São Paulo: Moderna, 2013.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999. 364p.
Confira abaixo algumas imagens da ação:




 

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