A ação
"História e Imagens"
foi realizada na Escola Centro de Educação Profissional (CEEP) Professor "Edgar Tito"
nas turmas da 1° Ano “ A” e “B” - Ensino Médio - Turno do Manhã.
PIBIDIANOS: Francisco Antonio S. Soares e Ricardo Nogueira
1.
OBJETIVOS
Estimular diferentes
formas de olhar as imagens;
Verificar de maneira
dinâmica a absorção dos conteúdos ministrados nas aulas;
Aplicar jogos didáticos
para a fixação do conteúdo trabalhado.
2. JUSTIFICATIVA:
Esta ação se justifica em todos
os objetivos citados, buscando uma contextualização dos assuntos abordados,
sempre na perspectiva de interligar o ensino de história com os debates feitos
em sala de aula. Portanto, as atividades estimulam a capacidade de
concentração, percepção e análise, em vista os discentes precisaram destes
sentidos, somadas aos conhecimentos ainda por estudar, cabendo aos Pibidianos à
elaboração e a organização de atividades de forma dinâmica e prazerosa.
3. CONTEÚDOS
Civilizações do Nilo;
Mesopotâmia.
4. METODOLOGIA
A ação tem por base exposição dialogada, para tanto, será
feito uso de Data Show, visando assim uma prática pedagógica, na perspectiva de
um diálogo sobre História (Civilizações) fazendo uso de recurso imagético.
Dessa forma, estimulando a capacidade dos alunos na construção do conhecimento
histórico.
Ainda fará uso de jogo didático (jogo da vida), na tentativa
de uma melhor compreensão da exposição.
3. RECURSOS E MATERIAIS
Livro didático;
Data
Show;
Pen
drive;
Notebook;
Imagens;
Jogos didático
5.
METAS
Ressaltar aspectos do
comprometimento no grupo.
Participação nos debate e
respeito a opinião dos colegas.
6.
CRONOGRAMA
Local de realização – Escola: Centro de Educação
Profissional (CEEP) Professor "Edgar Tito".
Data de realização: Maio de 20016.
7.
RESULTADOS OBTIDOS
Ampliação dos
conhecimentos acerca dos conteúdos ministrados.
Condecoração dos conteúdos teóricos trabalhados na
disciplina por meio dos debates.
8.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALVES, Alexandre. Conexões com a história, 2ª ed. -
São Paulo: Moderna, 2013.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino
Médio. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999. 364p.
KRUL, Alexandre José, EMMEL. Rubia. Possibilidade
de trabalho com jogos no componente curricular de história. In: SEMINARIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA REGIÃO
SUL – ANPED SUL, 9, 2009, Caxias do Sul. Anais: UCS. 2012. P. 1 – 6.
Confira abaixo algumas imagens da
ação:
Nenhum comentário:
Postar um comentário