quarta-feira, 29 de junho de 2016

"História e Imagens" - PIBID - CEEP - 2016.1




A ação

"História e Imagens"

foi realizada na Escola  Centro de Educação Profissional (CEEP) Professor "Edgar Tito"

nas turmas da 1° Ano “ A” e “B”  - Ensino Médio - Turno do Manhã.

PIBIDIANOS: Francisco Antonio S. Soares e Ricardo Nogueira
1. OBJETIVOS

Estimular diferentes formas de olhar as imagens;

Verificar de maneira dinâmica a absorção dos conteúdos ministrados nas aulas;

Aplicar jogos didáticos para a fixação do conteúdo trabalhado.

 2. JUSTIFICATIVA:

Esta ação se justifica em todos os objetivos citados, buscando uma contextualização dos assuntos abordados, sempre na perspectiva de interligar o ensino de história com os debates feitos em sala de aula. Portanto, as atividades estimulam a capacidade de concentração, percepção e análise, em vista os discentes precisaram destes sentidos, somadas aos conhecimentos ainda por estudar, cabendo aos Pibidianos à elaboração e a organização de atividades de forma dinâmica e prazerosa.

3. CONTEÚDOS
Civilizações do Nilo;
Mesopotâmia.
4. METODOLOGIA
A ação tem por base exposição dialogada, para tanto, será feito uso de Data Show, visando assim uma prática pedagógica, na perspectiva de um diálogo sobre História (Civilizações) fazendo uso de recurso imagético. Dessa forma, estimulando a capacidade dos alunos na construção do conhecimento histórico.
Ainda fará uso de jogo didático (jogo da vida), na tentativa de uma melhor compreensão da exposição.
3. RECURSOS E MATERIAIS
Livro didático;
Data Show;
Pen drive;
Notebook;
Imagens;
Jogos didático
5. METAS
 Ressaltar aspectos do comprometimento no grupo.
Participação nos debate e respeito a opinião dos colegas.
6. CRONOGRAMA
 Local de realização – Escola: Centro de Educação Profissional (CEEP) Professor "Edgar Tito".
 Data de realização: Maio de 20016.
7. RESULTADOS OBTIDOS
 Ampliação dos conhecimentos acerca dos conteúdos ministrados.
 Condecoração dos conteúdos teóricos trabalhados na disciplina por meio dos debates.
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALVES, Alexandre. Conexões com a história, 2ª ed. -  São Paulo: Moderna, 2013.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999. 364p.
KRUL, Alexandre José, EMMEL. Rubia. Possibilidade de trabalho com jogos no componente curricular de história. In: SEMINARIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA REGIÃO SUL – ANPED SUL, 9, 2009, Caxias do Sul. Anais: UCS. 2012. P. 1 – 6.
Confira abaixo algumas imagens da ação:
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário