A ação Caça-palavras: O movimento operário e o
advento do socialismo, foi realizada no Colégio Estadual Zacarias de Góis(Liceu piauiense), na turma do 2° ano B do Ensino Médio, manhã.
1-OBJETIVOS:
- Empregar o movimento operário no século XIX como elemento na contribuição na luta dos direitos trabalhistas.
- Esboçar que o advento do socialismo foi o descompasso do pensamento capitalista, visando ser a corrente ideológica dos trabalhadores.
- Aplicar a importância dos movimentos operários, organizados em sindicatos nas decisões de leis trabalhistas.
2- JUSTIFICATIVA:
Os “pibidianos”, através
de uma observação participativa na turma do 2° ano B, manhã, no Colégio Estadual
Zacarias de Góis(Liceu Piauiense), detectaram pontos de falta de interesses ou
falta de vontade dos alunos(as) pelos assuntos na disciplina de História.
Procurando minimizar estes pontos, os pibidianos aplicaram uma intervenção
visando que os alunos se estimulasse a se interessarem pelo assunto que iria
ser abordado na aula seguinte. A atividade consistiu em caça-palavras sobre “O
movimento operário e o advento do socialismo”, pelo qual englobou os objetivos
proposto.
3- RECURSOS E MATERIAIS:
Quadro Acrílico; Pincel;
Livro didático; Caça-palavras e exposição Oral.
4- METODOLOGIA:
Na atividade
caça-palavras sobre “O movimento operário e o advento do socialismo”, os alunos
tiveram que procurar algumas palavras referente ao assunto em um material de
caça-palavras. Na qual, tinha as seguintes palavras: Socialismo; Sindicalismo;
Anarquismo; Anarcossindiaclismo; Núcleos Cooperativos; Utópico; Karl Marx e
Mulher. Após este processo, os alunos fazia perguntas sobre a contextualização
das palavras encontradas. Donde, os pibidianos esboçavam o contexto. Neste
momento estabeleceu-se um diálogo com os discentes, sempre obstinando a
aproximação com a realidade vivenciada por eles, a fim de facilitar a
compreensão.
5- METAS:
Fazer com que os
alunos(as) compreenda como os movimentos operários se inseri na sociedade em
que vive.
6-CRONOGRAMA:
6.1- Local de
realização: Colégio Estadual Zacarias de Góis (Liceu Piauiense).
6.2- Data de realização:
dia 09 de novembro de 2015.
7: RESULTADOS OBTIDOS:
Diante deste trabalho
que exigiu constantes intervenções explicativas para engajar os discentes nos
objetivos propostos pela atividade, pode-se perceber uma efetiva participação
dos alunos. Na turma, os alunos mostraram-se interessados pelo assunto,
sinalizando assim, que a atividade obteve resultados positivos direcionados na contribuição do ensino-aprendizado dos educandos.
8:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BRAICK,
Patricia Ramos; MOTA, Myrian Becho. História:
das cavernas ao terceiro milênio.(2- Da conquista da América ao século
XIX). 3. ed. São Paulo: Moderna, 2003.
Imagens:
Nenhum comentário:
Postar um comentário