domingo, 29 de novembro de 2015

Ação: Caça-palavras: o movimento operário e o advento do socialismo.

A ação Caça-palavras: O movimento operário e o advento do socialismo, foi realizada no Colégio Estadual Zacarias de Góis(Liceu piauiense), na turma do 2° ano B do Ensino Médio, manhã.

 
1-OBJETIVOS:
  • Empregar o movimento operário no século XIX como elemento na contribuição na luta dos direitos trabalhistas.
  • Esboçar que o advento do socialismo foi o descompasso do pensamento capitalista, visando ser a corrente ideológica dos trabalhadores.
  • Aplicar a importância dos movimentos operários, organizados em sindicatos nas decisões de leis trabalhistas.

2- JUSTIFICATIVA:
     Os “pibidianos”, através de uma observação participativa na turma do 2° ano B, manhã, no Colégio Estadual Zacarias de Góis(Liceu Piauiense), detectaram pontos de falta de interesses ou falta de vontade dos alunos(as) pelos assuntos na disciplina de História. Procurando minimizar estes pontos, os pibidianos aplicaram uma intervenção visando que os alunos se estimulasse a se interessarem pelo assunto que iria ser abordado na aula seguinte. A atividade consistiu em caça-palavras sobre “O movimento operário e o advento do socialismo”, pelo qual englobou os objetivos proposto.

3- RECURSOS E MATERIAIS:
     Quadro Acrílico; Pincel; Livro didático; Caça-palavras e exposição Oral.

4- METODOLOGIA:
     Na atividade caça-palavras sobre “O movimento operário e o advento do socialismo”, os alunos tiveram que procurar algumas palavras referente ao assunto em um material de caça-palavras. Na qual, tinha as seguintes palavras: Socialismo; Sindicalismo; Anarquismo; Anarcossindiaclismo; Núcleos Cooperativos; Utópico; Karl Marx e Mulher. Após este processo, os alunos fazia perguntas sobre a contextualização das palavras encontradas. Donde, os pibidianos esboçavam o contexto. Neste momento estabeleceu-se um diálogo com os discentes, sempre obstinando a aproximação com a realidade vivenciada por eles, a fim de facilitar a compreensão.


5- METAS:
      Fazer com que os alunos(as) compreenda como os movimentos operários se inseri na sociedade em que vive.

6-CRONOGRAMA:
     6.1- Local de realização: Colégio Estadual Zacarias de Góis (Liceu Piauiense).
     6.2- Data de realização: dia 09 de novembro de 2015.


7: RESULTADOS OBTIDOS:
     Diante deste trabalho que exigiu constantes intervenções explicativas para engajar os discentes nos objetivos propostos pela atividade, pode-se perceber uma efetiva participação dos alunos. Na turma, os alunos mostraram-se interessados pelo assunto, sinalizando assim, que a atividade  obteve resultados positivos direcionados na contribuição do ensino-aprendizado dos educandos. 


8: REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BRAICK, Patricia Ramos; MOTA, Myrian Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio.(2- Da conquista da América ao século XIX). 3. ed. São Paulo: Moderna, 2003.


Imagens:




Nenhum comentário:

Postar um comentário