A ação "O
Iluminismo em paródia”, foi desenvolvida no Colégio Estadual Zacarias de
Góis(Liceu Piauiense), na turma do 2° ano B do Ensino Médio, manhã.
1-OBJETIVOS:
- Demonstrar que a culminância do Iluminismo no século XVIII foi fruto da luz crítica ao Antigo Regime.
- Apontar através de uma paródia os princípios dos iluministas.
- Assinalar os ideais iluminista como um pensamento recorrente em nossa sociedade.
2-
JUSTIFICATIVA:
Na
prática de apresentar o processo da transição da Idade Moderna para a Idade
Contemporânea, concebemos a mobilização do pensamento iluminista no século
XVIII, como o motor principal para compreendermos a transição de uma sociedade regida pelo o “Antigo
Regime” para o assolar de uma sociedade com novos moldes e novos paradigmas à sobra
do uso da racionalização.
3- RECURSOS E MATERIAIS:
Quadro
Acrílico; Pincel; Caixa de som; Microfone; Paródia(letra empresa e sonora);
exposição Oral.
4- METODOLOGIA:
Em face das explicações
referentes ao pensamento iluminista no século XVIII, na turma do 2° B, manhã, no Colégio Estadual Zacarias de
Góis, elaborou-se uma atividade específica para a compreensão desse pensamento.
A intervenção necessitou de uma aula. A atividade consistiu em uma paródia
sobre o Iluminismo através da música “Garçom” de Reginaldo Rossi. As diretrizes
dessa atividade se deu por três momentos. No primeiro momento, foi exposto de
maneira sonora e entregue a letra da paródia para os alunos(as), para que
acompanhasse com mais visibilidade. Após este feito, com o auxílio do livro
didático os alunos tiveram que tirarem da paródia algumas princípios referente
os Iluminismo. No segundo momento, com as
indicações de características do Iluminismo realizada pelos alunos, os
pibidianos passava a explicar a letra da paródia de acordo com os pontos
indicados. As características indicadas foram: Razão; Enciclopédia; Repartição
de poderes; Tabula rasa; Empirismo. Intelectuais; Burguesia. No terceiro
momento, os alunos fizeram um coral tendo como letra musical a mesma da
paródia. A ação do coral foi repetida três vezes. Houve também a desenvoltura
individual dos alunos na cantiga.
5- METAS:
Apresentar o conteúdo estimulando a capacidade cognitiva dos alunos.
6-CRONOGRAMA:
6.1- Local de realização: Colégio Estadual Zacarias de Góis (Liceu
Piauiense).
6.2- Data de realização: dia 30 de novembro de 2015.
7- RESULTADOS OBTIDOS:
Os resultados corresponderam
com as expectativas, na qual trouxe uma efetiva participação dos alunos,
demonstrando o seu prazer de apreender e de ajudar o próximo em suas
dificuldades , construindo assim um exercício coletivo.
8:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BRAICK,
Patricia Ramos; MOTA, Myrian Becho. História:
das cavernas ao terceiro milênio.(2- Da conquista da América ao século
XIX). 3. ed. São Paulo: Moderna, 2003.
Imagens:
Nenhum comentário:
Postar um comentário