segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Ação: O Iluminismo em paródia.



A ação "O Iluminismo em paródia”, foi desenvolvida no Colégio Estadual Zacarias de Góis(Liceu Piauiense), na turma do 2° ano B do Ensino Médio, manhã.

1-OBJETIVOS:
  • Demonstrar que a culminância do Iluminismo no século XVIII foi fruto da luz crítica ao Antigo Regime.
  • Apontar através de uma paródia os princípios dos iluministas.
  • Assinalar os ideais iluminista como um pensamento recorrente em nossa sociedade.

2­- JUSTIFICATIVA:
     Na prática de apresentar o processo da transição da Idade Moderna para a Idade Contemporânea, concebemos a mobilização do pensamento iluminista no século XVIII, como o motor principal para compreendermos  a transição de uma sociedade regida pelo o “Antigo Regime” para o assolar de uma sociedade com novos moldes e novos paradigmas à sobra do uso da racionalização.

3- RECURSOS E MATERIAIS:
     Quadro Acrílico; Pincel; Caixa de som; Microfone; Paródia(letra empresa e sonora); exposição Oral.

4- METODOLOGIA:
     Em face das explicações referentes ao pensamento iluminista no século XVIII, na turma do  2° B, manhã, no Colégio Estadual Zacarias de Góis, elaborou-se uma atividade específica para a compreensão desse pensamento. A intervenção necessitou de uma aula. A atividade consistiu em uma paródia sobre o Iluminismo através da música “Garçom” de Reginaldo Rossi. As diretrizes dessa atividade se deu por três momentos. No primeiro momento, foi exposto de maneira sonora e entregue a letra da paródia para os alunos(as), para que acompanhasse com mais visibilidade. Após este feito, com o auxílio do livro didático os alunos tiveram que tirarem da paródia algumas princípios referente os Iluminismo.  No segundo momento, com as indicações de características do Iluminismo realizada pelos alunos, os pibidianos passava a explicar a letra da paródia de acordo com os pontos indicados. As características indicadas foram: Razão; Enciclopédia; Repartição de poderes; Tabula rasa; Empirismo. Intelectuais; Burguesia. No terceiro momento, os alunos fizeram um coral tendo como letra musical a mesma da paródia. A ação do coral foi repetida três vezes. Houve também a desenvoltura individual dos alunos na cantiga.

5- METAS:
     Apresentar o conteúdo estimulando a capacidade cognitiva dos alunos.
                                      
6-CRONOGRAMA:
     6.1- Local de realização: Colégio Estadual Zacarias de Góis (Liceu Piauiense).
     6.2- Data de realização: dia 30 de novembro de 2015.

7- RESULTADOS OBTIDOS:
Os resultados corresponderam com as expectativas, na qual trouxe uma efetiva participação dos alunos, demonstrando o seu prazer de apreender e de ajudar o próximo em suas dificuldades , construindo assim um exercício coletivo.


8: REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BRAICK, Patricia Ramos; MOTA, Myrian Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio.(2- Da conquista da América ao século XIX). 3. ed. São Paulo: Moderna, 2003.

Imagens:









Nenhum comentário:

Postar um comentário