sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Ação: Tabuleiro da História

A ação foi realizada no Colégio Estadual Zacarias de Góis - Liceu Piauiense, em duas turmas de 3º ano do Ensino Médio

1. OBJETIVOS:
  • Enfatizar os conhecimentos no processo de ensino-aprendizagem através de um jogo de tabuleiro.
  • Verificar de maneira dinâmica a absorção do conteúdo ministrado nas aulas de história.
  • Analisar a interação dos discentes na perspectiva metodológica da disciplina história.
2. JUSTIFICATIVA:
            Observando o desempenho dos discentes e procurando encontrar maneiras de dinamizar e diversificar o ensino de historia na sala de aula, fica evidente a necessidade de estimular a pratica e estudo desta.
           O Tabuleiro da Historia busca compreender todos os objetivos citados, no sentido em que busca-se a contextualização dos assuntos abordados na disciplina. Os jogos, além do caráter lúdico e divertido que proporciona ao jogador, também desenvolvem funções que vão além do entretenimento, envolvendo também aspectos sociais, cognitivos e afetivos do participante.
              Conclui-se que os conhecimentos e aprendizagens adquiridos pelos alunos nos jogos poderão ser utilizados em ações que vão além da prática pedagógica, preparando-os para situações e adversidades enfrentadas na vida, como por exemplo, saber lidar com pessoas com opiniões distintas, bem como a habilidade interpessoal, imprescindível nas relações humanas.

3. RECURSOS E MATERIAIS
Livro didático, tabuleiro, dados.

4. METODOLOGIA
  • ·         Divisão da sala em três ou quatro grupos;
  • ·         Início do jogo de perguntas e respostas. Quem acertar as questões avança uma casa.
  • ·     A equipe que conseguir responder mais questões de forma correta e chegar ao fim do jogo, vence a partida.
5. METAS
  • ·         Analise e discussão das questões do jogo de tabuleiro.
  • ·         A compreensão da importância do material na construção e apoio ao conteúdo programático.
6. CRONOGRAMA
6.1. Local de realização – Escola: sala de aula.
6.2. Data de realização: 22, 23 e 30 de junho de 2015

7. RESULTADOS OBTIDOS
  • ·         Reconhecimento dos conteúdos teóricos e metodológicos trabalhados na disciplina por meio do jogo de tabuleiro utilizado.
  • ·         Ampliação dos conhecimentos acerca dos conteúdos ministrados.

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

VICENTINO, Claudio; DORIGO, Gianpaolo. História Geral e do Brasil. Vol 3. São Paulo: Scipione, 2014.

Confira as imagens da ação:





Nenhum comentário:

Postar um comentário