segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Ação "MERCADOS PÚBLICOS DE TERESINA"


A ação MERCADOS PÚBLICOS DE TERESINA

 foi realizada na Escola  Centro de Educação Profissional (CEEP) Professor "Edgar Tito"

nas turmas da 1° Série B do Ensino Médio.


1. OBJETIVOS
  •       Contribuir para o indispensável debate de como se deve tratar os Mercados Públicos de Teresina, aqui no caso, “Mercado Central, Piçarra, Mafuá e São Joaquim” – conjunto urbanístico, arquitetônico, memorialístico e culturalista, vistos como patrimônio da cidade de Teresina;

  •       Promover debate sobre saídas/mecanismos para a preservação, a restauração dos Mercados Públicos de Teresina;

  •            Pesquisar e refletir sobre o Patrimônio Cultural que os Mercados Públicos de Teresina são, em vista a preocupação com identidade do povo teresinense;

  •            Discutir as transformações que ocorreram nos Mercados Públicos da capital Teresina;

  •     Analisar políticas públicas de conservação do Patrimônio memorialista e histórico de Teresina, no que tange os espaços públicos de comercialização de produtos diversos.



 2. JUSTIFICATIVA:
Os Mercados Públicos, de Teresina em particular, exercem funções primordiais na sociedade teresinense. Além de ser um local de venda de inúmeros produtos, onde a princípio não deve existir distinção, no que tange a classes sociais ou raciais, proporcionar aos seus usuários uma comodidade, no que refere a compra de mercadorias, bem como possibilidades de usufruir de uma alimentação, uma socialização, interação de todos, e ainda poder apreciar e divertir-se de tudo que os mesmos vêm proporcionar.
Neste contexto, em muitas cidades do nosso Estado, os Mercados Públicos, hoje tornam-se locais de referência, com grande aceitação por boa parte da população, sendo um ponto comum, possuidor de características peculiares, até ponto turístico, em muitos casos. Assim sendo, Teresina, então capital do Piauí, apresenta seus Mercados Públicos, espaçosos e com o passar do tempo, foram se desenvolvimento a partir destes toda uma conjuntura de venda e compra de mercadorias, bem como de tantos outros produtos ali encontrados. Ao tempo,foram se formando nesses espaços, história e memória, ou seja, uma área patrimonial, merecedora de toda a atenção e preservação, tanto da população, bem como dos órgãos competentes.
Neste pensar, a sociedade piauiense e em particular a teresinense, encontra-se entre o dilema do avanço da modernidade e a preservação desses espaços públicos construídos ao longo da história de Teresina. Assim sendo, essa ação adota uma postura de conscientização, a favor da preservação desses espaços, identificando-os por meio de imagens, depoimentos, dança, músicas, exposição de produto ali vendidos como de vital importância para a memória, história, bem como uma identidade do teresinense. Acreditamos ainda, que para enfrentar os desafios do futuro é essencial preservamos esses locais, assim como outros; ou seja, a nossa continuidade com o nosso passado, preservando-os e a nossa qualidade de vida. É preciso uma conscientização contra uma lógica individualista e simplista de que os espaços são somente para “lucro” e voltar a pensar num espaço de qualidade, resgatando as origens perdida pelas transformações da sociedade ao longo dos tempos – industrial e comercial.
A partir dessas considerações acima elencadas, a presente ação justifica-se na medida em que pretendemos contribuir para uma conscientização da preservação, aqui em destaca, os Mercados Públicos – no que tange como patrimônio cultural urbano – tomado por enfoque nesta ação por uma abordagem na qual as imagens, os depoimentos e outras manifestações, ora apresentadas, são esclarecedores de transformações profundas na sua originalidade, a exemplo, na sua arquitetura. Procurando assim, refletir as transformações ocorridas nesses espaços, advindas de práticas de seus usuários e de todo um contexto histórico no qual se insere em Teresina.
Por último, esta ação aqui traçada, procurará contribuir para um exame das ações advindas dos órgãos públicos encarregados, de primeira ordem para preservar esses espaços, bem como da aceitação e ações da população teresinense para com patrimônio urbano, preservando, sobretudo, a identidade teresinense.

3. RECURSOS E MATERIAIS

 Livro didático, pesquisas, aulas expositivas, exposição da feira.

4. METODOLOGIA

  A ação se desenvolveu em fases, atentando que essas não foram longas, em virtudes de as atividades exigirem respostas o quanto antes possível. Dessa forma, a metodologia adotada, se ressalta que sofreu mudanças no decorrer da execução, vista ser uma ação projetada de cunho pedagógico, assim sendo, entendemos existir a flexibilização de ações metodológicas. Neste contexto, iniciou-se a fase inicial da ação com escolha da temática e posterior apresentação aos alunos da proposta de ação, ou seja, a mobilização. Já no segundo momento, partiu-se para considerações acerca da importância do tema – Mercados Públicos – para sociedade, em particular, teresinense. Aqui foram escolhidos os Mercados a serem visitados (mercado do São Joaquim, do Mafuá, da Piçarra e o mercado Velho), bem como traçou-se, as estratégias de como buscar informações (imagens, depoimentos) dos comerciantes e usuários dos espaços públicos escolhidos para pesquisar. Já num terceiro momento, foram coletados, mediante visitas (em grupos), de imagens e depoimentos. E posterior, já num quarto momento, é a confecção de todo o apanhado para expor num quinto momento.
Dados esses passos (fases), os materiais foram apresentados, via exposição e explanação, para tal, foram usados stands (amostras de mercadorias vendidas), imagens, depoimentos, entre outros. Dito isso, acreditamos que as fases, bem como a culminância, possibilitaram uma construção do conhecimento e uma conscientização da importância dos espaços, hoje denominados, Mercados Públicos para a sociedade teresinense.

5. METAS
  •  Ressaltar aspectos do comprometimento dos grupos.


6. CRONOGRAMA
  •  Local de realização – Escola: Centro de Educação Profissional (CEEP) Professor "Edgar Tito".
  • Data de realização: Inicio no dia 05 de Novembro de 2015, termino no dia 21 de Novembro de 2015.


7. RESULTADOS OBTIDOS
  •  Ampliação dos conhecimentos acerca dos conteúdos ministrados.
  •  Condecoração dos conteúdos teóricos trabalhados na disciplina por meio da exposição da feira.


·         8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ARAÚJO, Maria Mafalda B. de. Teresina: espaço urbano disciplinado. Cadernos de Teresina. Teresina, ano 12, n. 30, p.84-85, 1999.
CASTELLS, M. O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CASTRO, Sônia Rabello de. O Estado na Preservação de Bens Culturais. Riode Janeiro, Renovar, 1991.
FAÇANHA, A. C. A evolução urbana de Teresina: agentes, processos e formas espaciais na cidade. 1998. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 1998a.
GALVÃO Jr., José L. Patrimônio Cultural Urbano – preservação e desenvolvimento. Dissertação de Mestrado. Brasília: UnB, 2001.
HAVES, Mons. J R. F. Como nasceu Teresina. Cadernos Históricos, Teresina, Prefeitura Municipal de Teresina /Fundação Cultural Monsenhor Chaves, n. 2.1987.
NUNES, Odilon. Pesquisas para a História do Piauí, volume I. Rio de Janeiro: Artenova, Prefeitura Municipal de Parnaíba/ 19ªSR do IPHAN. Proposta de Proteção Legal para o Sitio Histórico de Parnaíba. Inédito. Teresina, 2006.
SANT’ANNA, Márcia. Da Cidade-Monumento à Cidade-Documento – A trajetória da norma de preservação de áreas urbanas no Brasil (1937-1990). Dissertação de Mestrado. Salvador: UFBA, 1995.
SITTE, Camillo. A construção das cidades segundo seus princípios artísticos. São Paulo: Ed. Ática, 1992.
TITO FILHO, Arimatéia. Memorial da Cidade Verde. Teresina: COMEPI, 1978.




confira abaixo algumas imagens da ação:









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