O
escravo negro no Brasil Colonial: tráfico e cotidiano. (3º B) (Escola
Estadual Zacarias de Góis - Liceu) por Márcia Suely, Brenda Costa e Marcelo Aleff
Essa intervenção visou problematizar a vinda dos negros africanos para o Brasil e o cotidiano
dos mesmo nos espaços urbano e rural. Foi realizada no dia 11/11/2015.
Para
tanto, desenvolve-se a aula pretendendo discutir o tráfico de negros da África
para o Brasil levando em consideração a situação dos mesmos nos tumbeiros e à
espera de compradores nos portos quando chegavam à Colônia e analisar o
cotidiano dos escravos negros nos ambientes urbano e rural, no que tange às
atividades exercidas, os costumes, os castigos exercidos contra eles e as resistências.
A ação se encontra dentro de um projeto que
envolve todo o PIBID-UESPI, que objetiva promover a reflexão
e divulgação das questões afro-brasileiras e indígenas conforme as exigências
da LDB, PCN’s, a Lei 10.639/2003 e a 11.645/2008. A título de informação a Lei
10.639 que torna obrigatório o ensino
sobre História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino
fundamental e médio, oficiais e particulares, será inserida na Lei no 9.394,
de 20 de dezembro de 1996.
Na aula,
fez-se uma breve introdução para situar os alunos desde a chegada dos
portugueses no Brasil em 1500, falando do porquê do açúcar como matéria a ser
produzida e a mão de obra que se optou para fazer tal produção, o escravismo
colonial e os motivos econômicos, os índios e a Igreja, e a organização da
economia e da sociedade canavieira na América Portuguesa. Com o auxílio de um
livreto produzido pelos bolsistas, iniciou-se o conteúdo enfocado na ação. Logo
após, a aula prossegue com explanações pontuando o tráfico dos escravos negros
da África para o Brasil e enfatizando as condições vividas pelos mesmos nos
tumbeiros. Acrescentamos ainda a chegada desses escravizados nos portos
brasileiros e a maneira como os negros eram denominados.
Por fim,
são distribuídas as imagens impressas aos alunos, as mesmas também estavam presentes
nos livretos que foram entregues. Os discentes tiveram que analisa-las e depois
expor a restante da turma a sua opinião, os bolsistas continuaram participando,
acrescentando informações que se relacionavam com o material.
Participaram da ação 27 alunos do 3° B.
Imagens:
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