Esta Ação foi realizada na escola Municipal Eurípedes Aguiar voltadas a duas turmas de 9º Ano do turno manhã
Objetivos: Pretendendo mostrar aos alunos a propaganda massiva e enaltecedora da figura do governo de Vagas no período do Estado Novo, bem como de cunho fomentar nos brasileiros neste período o sentimento nacionalista o se reconhecer brasileiro, muita dessa propaganda nacionalista centrada na imagem do Rio de Janeiro e São Paulo.
A figura do trabalhador também era colocada nessa propagandas com intuito de incentivar e ter apoio da classe operário junto ao governo Vargas, foi pensado que foi se trabalhada a musica "Bonde de São Januário" de Ataúlfo Alves e Wilson Batista que sua letra censurada na época busca falar da rotina do operário no Rio de janeiro. Outra musica foi "Revolução de 1930" que enaltece a imagem de Vargas e seu golpe para chegar ao poder. Com esse material e imagens de slogans da época mostramos aos alunos o poder e impacto dessas propagandas, bem como o maquinário de produção destas e a censura de musicas no regime de Vargas.
Metodologia: Iniciamos a ação fazendo uma breve explicação sobre o discurso feito no governo Vargas e o uso da propaganda feita para a legitimação do uso do seu poder. Em seguida, mostramos duas música( "Bonde de São januário" e "Revolução de 1930") criadas no período uma de exaltação e uma censurada, para que os alunos percebam que só era bem visto naquela época conteúdos que exaltassem o governo.
Avaliação: Depois da apresentação das músicas, dividimos a turma em 4 grupos e cada um recebeu uma cartolina e imagens de ações empreendidas durante o governo Vargas como assistência á:( educação, trabalho, saúde, voto feminino) e cada grupo produziu uma propaganda do governo utilizando as imagens e criando um discurso propagandista. Ao final, fizeram a apresentação de suas produções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário