A ação Tabuleiro da História foi realizada na Escola Municipal Eurípedes de Aguiar, em duas turmas de 8º ano do Ensino Fundamental.
1. OBJETIVOS:
- Enfatizar os conhecimentos no processo de ensino-aprendizagem através de um jogo de tabuleiro.
- Verificar de maneira dinâmica a absorção do conteúdo ministrado nas aulas de história.
- Analisar a interação dos discentes na perspectiva metodológica da disciplina história.
2. JUSTIFICATIVA:
Observando o desempenho dos discentes e procurando encontrar maneiras de dinamizar e diversificar o ensino de historia na sala de aula, fica evidente a necessidade de estimular a pratica e estudo desta.
O Tabuleiro da Historia busca compreender todos os objetivos citados, no sentido em que busca-se a contextualização dos assuntos abordados na disciplina. Os jogos, além do caráter lúdico e divertido que proporciona ao jogador, também desenvolvem funções que vão além do entretenimento, envolvendo também aspectos sociais, cognitivos e afetivos do participante.
Conclui-se que os conhecimentos e aprendizagens adquiridos pelos alunos nos jogos poderão ser utilizados em ações que vão além da prática pedagógica, preparando-os para situações e adversidades enfrentadas na vida, como por exemplo, saber lidar com pessoas com opiniões distintas, bem como a habilidade interpessoal, imprescindível nas relações humanas.
3. RECURSOS E MATERIAIS
Livro didático, tabuleiro, dados.
4. METODOLOGIA
- · Divisão da sala em três ou quatro grupos;
- · Início do jogo de perguntas e respostas. Quem acertar as questões avança uma casa.
- · A equipe que conseguir responder mais questões de forma correta e chegar ao fim do jogo, vence a partida.
5. METAS
- · Analise e discussão das questões do jogo de tabuleiro.
- · A compreensão da importância do material na construção e apoio ao conteúdo programático.
6. CRONOGRAMA
6.1. Local de realização – Escola: sala de aula.
6.2. Data de realização: outubro de 2015
7. RESULTADOS OBTIDOS
- · Reconhecimento dos conteúdos teóricos e metodológicos trabalhados na disciplina por meio do jogo de tabuleiro utilizado.
- · Ampliação dos conhecimentos acerca dos conteúdos ministrados.
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
APOLINÁRIO, Maria Raquel. Projeto Araribá: História. São Paulo: Moderna, 2010.
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