Ação "Democracia, Cidadania, Cidadão e Juventude"
A ação Democracia, Cidadania, Cidadão e Juventude foi realizada na Escola Centro de Educação Profissional (CEEP) Professor "Edgar Tito"
nas turmas da 1° Série A, C e D do Ensino Médio.
1. OBJETIVOS:
- Verificar os conhecimentos e o processo de ensino-aprendizagem através de pesquisas.
- Verificar de maneira dinâmica a absorção do conteúdo ministrado nas aulas de história.
- Analisar a interação dos discentes na perspectiva metodológica da disciplina história.
- Desenvolver uma metodologia baseada em propostas de diversificar as aulas com o uso de cartazes e maquetes em sala de aula buscando diversificar a metodologia de atuação para trabalhar assuntos estudados.
2. JUSTIFICATIVA:
Observando o desempenho dos discentes todos os objetivos citados, buscam a contextualização dos assuntos abordados na disciplina, sempre na perspectiva de interligar o ensino de história com as pesquisas sobre o conteúdo estudado pelos discentes.
Portanto, as atividades estimulam a capacidade de concentração, percepção e analíse, já que os discentes precisaram destes sentidos somadas aos conhecimentos dos assuntos estudado, cabendo aos pibidianos a elaboração e a organização das atividades.
3. RECURSOS E MATERIAIS
Livros, Slide, datashow, pesquisas.
4. METODOLOGIA
Essa foi uma ação onde foram
trabalhados vários temas como: A
história da cidade de Teresina, a divisão política da cidade – zonas e bairros,
a constituição do poder político municipal – atribuições, o conceito de
Democracia, cidadania, cidadão e juventude, os principais problemas dos bairros
onde os alunos residem, as associações e conselhos de bairros onde os alunos
residem, os grupos de jovens dos bairros onde os alunos residem, a ocupação dos
jovens dos bairros onde os alunos residem.
Esses temas foram trabalhados de forma individual e em grupo com os
alunos.
1.
Apresentação das atividades – individual e em grupo
ATIVIDADE
EM GRUPO:
Extrair
do material pesquisado pelo grupo uma síntese para apresentação em cartaz;
ATIVIDADE
INDIVIDUAL
-
Cada aluno fez a leitura da lista dos principais problemas.
-
Fizeram uma lista dos problemas pesquisados pela turma.
-
Apresentar as associações de bairro e os grupos de jovens.
-
Fazer uma lista com todas as associações de bairro e os grupos de jovens.
-
Apresentar e fazer uma lista da ocupação do tempo dos jovens em cada bairro
pesquisado.
2.
No segundo momento foram reunidas as 03 turmas:
Cada
turma:
-
Apresentaram as listas das associações, grupos de jovens e da ocupação do tempo
dos jovens;
-
Apresentaram as listas com os principais problemas dos bairros que eles moram;
-
Votaram os problemas mais urgentes para possíveis soluções;
5. METAS
- Compreensão, concentração, percepção e assimilação do conteúdo através da atividade proposta.
- Analise e discussão dos problemas e soluções para as mesmas.
6. CRONOGRAMA
- Local de realização – Escola: Centro de Educação Profissional (CEEP) Professor "Edgar Tito".
- Data de realização: Inicio no dia 27 de Agosto de 2015, termino no dia 11 de Setembro de 2015.
7. RESULTADOS OBTIDOS
- Ampliação dos conhecimentos acerca dos conteúdos ministrados.
- Condecoração dos conteúdos teóricos trabalhados na disciplina por meio das pesquisas.
· 8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
h
COTRIM, Gilberto, 1955-. História Global - Brasil e Geral - volume único / Gilberto Cotrim. - 8. ed. - São Paulo : Saraiva, 2005
COTRIM, Gilberto, 1955-. História Global - Brasil e Geral - volume único / Gilberto Cotrim. - 8. ed. - São Paulo : Saraiva, 2005
Nenhum comentário:
Postar um comentário