segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Ação "Democracia, Cidadania, Cidadão e Juventude"

A ação Democracia, Cidadania, Cidadão e Juventude foi realizada na Escola  Centro de Educação Profissional (CEEP) Professor "Edgar Tito"

nas turmas da 1° Série A, C e D do Ensino Médio.


1. OBJETIVOS:
  •    Verificar os conhecimentos e o processo de ensino-aprendizagem através de pesquisas.
  •   Verificar de maneira dinâmica a absorção do conteúdo ministrado nas aulas de história.
  •     Analisar a interação dos discentes na perspectiva metodológica da disciplina história.
  •      Desenvolver uma metodologia baseada em propostas de diversificar as aulas com o uso de cartazes e maquetes em sala de aula buscando diversificar a metodologia de atuação para trabalhar assuntos estudados.


 2. JUSTIFICATIVA:
Observando o desempenho dos discentes todos os objetivos citados, buscam a contextualização dos assuntos abordados na disciplina, sempre na perspectiva de interligar o ensino de história com as pesquisas sobre o conteúdo estudado pelos discentes.
Portanto, as atividades estimulam a capacidade de concentração, percepção e analíse, já que os discentes precisaram destes sentidos somadas aos conhecimentos dos assuntos estudado, cabendo aos pibidianos a elaboração e a organização das atividades.

3. RECURSOS E MATERIAIS
Livros, Slide, datashow, pesquisas.

4. METODOLOGIA

Essa foi uma ação onde foram trabalhados vários temas como: A história da cidade de Teresina, a divisão política da cidade – zonas e bairros, a constituição do poder político municipal – atribuições, o conceito de Democracia, cidadania, cidadão e juventude, os principais problemas dos bairros onde os alunos residem, as associações e conselhos de bairros onde os alunos residem, os grupos de jovens dos bairros onde os alunos residem, a ocupação dos jovens dos bairros onde os alunos residem.  Esses temas foram trabalhados de forma individual e em grupo com os alunos.

1. Apresentação das atividades – individual e em grupo
ATIVIDADE EM GRUPO:
Extrair do material pesquisado pelo grupo uma síntese para apresentação em cartaz;
ATIVIDADE INDIVIDUAL
- Cada aluno fez a leitura da lista dos principais problemas.
- Fizeram uma lista dos problemas pesquisados pela turma.
- Apresentar as associações de bairro e os grupos de jovens.
- Fazer uma lista com todas as associações de bairro e os grupos de jovens.
- Apresentar e fazer uma lista da ocupação do tempo dos jovens em cada bairro pesquisado.

2. No segundo momento foram reunidas as 03 turmas:
Cada turma:
- Apresentaram as listas das associações, grupos de jovens e da ocupação do tempo dos jovens;
- Apresentaram as listas com os principais problemas dos bairros que eles moram;
- Votaram os problemas mais urgentes para possíveis soluções;

3.  
E no final desta atividade foi elaborado um documento para ser entregue na Câmara Municipal.

5. METAS
  •  Compreensão, concentração, percepção e assimilação do conteúdo através da atividade proposta.
  •  Analise e discussão dos problemas e soluções para as mesmas.


6. CRONOGRAMA
  •  Local de realização – Escola: Centro de Educação Profissional (CEEP) Professor "Edgar Tito".
  •  Data de realização: Inicio no dia 27 de Agosto de 2015, termino no dia 11 de Setembro de 2015.


7. RESULTADOS OBTIDOS
  •  Ampliação dos conhecimentos acerca dos conteúdos ministrados.
  •  Condecoração dos conteúdos teóricos trabalhados na disciplina por meio das pesquisas.


·         8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
h
COTRIM, Gilberto, 1955-. História Global - Brasil e Geral - volume único / Gilberto Cotrim. - 8. ed. - São Paulo : Saraiva, 2005 

confira abaixo algumas imagens da ação:




Nenhum comentário:

Postar um comentário