quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Ação: Deixai que contem as crianças: tempo histórico e a contagem dos séculos.



Ação: Deixai que contem as crianças: tempo histórico e a contagem dos séculos. Realizada pelos bolsistas: Marcelo Aleff de Oliveira Vieira, Mateus Gonçalves da Silva na Escola Municipal Deputado Antônio Gayoso.


     Essa intervenção teve como seu objetivo compreender as formas de contagem do século, essencial para a localização cronológica dos eventos históricos.
     Dentro das explicações referentes à concepção de tempo histórico entre os alunos das turmas do 6° ano B e 6° ano E, realizada nos dias 07, 09, 14 e 16 de abril de 2015, elaborou-se uma atividade específica para a compreensão das formas de contagem do século, essencial para a localização cronológica dos eventos históricos. A intervenção nas duas turmas necessitou de duas aulas. Na primeira foram explicados os principais aspectos sobre tempo e tempo histórico. Neste momento estabeleceu-se um diálogo com os discentes, sempre obstinando a aproximação com a realidade vivenciada por eles, a fim de facilitar a compreensão.  Utilizou-se o livro didático, o quadro acrílico, o pincel. E no fim desta etapa um questionário sobre as discussões da aula foi passado para as turmas. Na segunda aula, e segundo momento desta prática, retomou-se em termos gerais as discussões do tema da aula anterior. Em seguida dividiu-se os alunos em grupos. Na turma do 6° ano E foram distribuídos em 3 grupos compostos por 6 participantes. No 6° B foram divididos em 3 grupos de 7 componentes. Na sequência foram passadas as explicações sobre o trabalho que deveriam produzir. Precisamente figuras correspondentes a números convencionais e em algarismos romanos em cartolinas que foram distribuídas. Feito isto, um representante de cada grupo ficou encarregado de ir ao quadro acrílico, que possuíam várias frases sobre diversas temporalidades com espaços que deveriam ser preenchidos pelos estudantes com o material produzido, que na verdade se tratavam dos respectivos algarismos que foram confeccionados em grupo.
     Diante deste trabalho hercúleo que exigiu constantes intervenções explicativas para engajar os discentes nos objetivos propostos pela atividade, pode-se perceber uma efetiva participação dos alunos. Nas duas turmas a letargia dos alunos desembocou no despertar para os prazeres conquistados com o empenho pessoal imbricado ao trabalho coletivo.


Imagens:









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