quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Ações desenvolvidas pela dupla Lucas Brito e Márcia Araújo na Escola Municipal Eurípides de Aguiar, no período 2015.1

Ação 01: Diagnóstico do perfil da turma (7º ano D) da Escola Municipal Eurípides de Aguiar, no dia 23 de março de 2015.


Inicialmente aplicou-se um questionário para adquirir informações primordiais sobre os alunos, como: idade, que carreira profissional almeja etc., com o objetivo de construir um diagnóstico e saber como lidar nessa turma.

Entregou-se questionário a cada um dos alunos, pedindo que preenchessem os espaços de acordo com suas concepções. Não foi obrigatória a identificação, pois havia perguntas abertas, como, por exemplo: Você gosta das aulas de História? Que atividade você gostaria que o professor de História desenvolvesse mais nas aulas?
O desenvolvimento da atividade foi de acordo com o planejamento e foi possível conhecer o público com que se iria lidar, desse modo, a ação teve seu objetivo alcançado. Participaram da ação 22 alunos.



Ação 02: Diagnóstico do perfil da turma (8º ano B) da Escola Municipal Eurípides de Aguiar, no dia 30 de março de 2015


Na tentativa de conhecer a turma, preparou-se um questionário a fim de conhecer os alunos daquela turma. Através do questionário foi possível fazer um panorama sobre a faixa etária dos alunos, como avaliam o professor e as aulas de História e que carreira pretendem seguir.
O questionário com perguntas objetivas e subjetivas permitia o aluno manter sua identidade preservada (não eram obrigados a se identificar) e também a se posicionarem a questões como, por exemplo: Como avalia seu atual professor de História? Que atividade não gostaria que o professor de História desenvolvesse nas aulas? Como avalia a escola? Com isso, foi possível traçar um panorama sobre a turma e a partir daí desenvolver atividades que sejam realmente interessantes para os mesmos.
Com os questionários devidamente respondidos, totalizando 20, foi possível ter uma visão sobre a turma e verificar quais atividades são interessantes de serem realizadas.

Ação 03: Trabalho, Consumo e Publicidade nos dias de hoje e sua relação com a Revolução Industrial do Século XVIII (8º Ano B da E. M. Eurípides de Aguiar), no dia 13 de abril de 2015


A ação teve como objetivo geral desenvolver uma reflexão nos alunos acerca das revoluções que ocorreram durante os séculos XVII e XVIII na Europa, bem como o desencadeamento de algumas transformações no panorama social e cultural, no que tange o trabalho e o consumo atualmente. Tal delineamento seria posto com os seguintes objetivos específicos:     Identificar algumas características das revoluções que marcam o início de uma sociedade em desenvolvimento intelectual, industrial e cultural; desenvolver no aluno a capacidade de entender que as revoluções foram importantes para o desenvolvimento da nossa economia atual; incentivar o aluno a aprender a temática para desenvolver-se bem na disciplina estudada; entender o poder da publicidade ao promover um consumo não-sustentável; conscientizar os alunos das mensagens ocultas na publicidade com objetivo de criar um estilo de vida específico, de forma a aumentar o consumo; entender que um consumo sem limites exerce demasiada pressão sobre os recursos naturais e provoca danos ao meio ambiente.
Os alunos foram orientados a estudarem sobre a temática com auxílio dos Pibidianos, através de uma aula expositiva sobre a questão do trabalho, do consumo e da publicidade, relacionando-os com a Revolução Industrial do Século XVIII e, por fim, os alunos confeccionaram murais, com recortes de anúncios de revistas e jornais e classificando de acordo com o público: mulheres, homens, unissex, crianças e jovens.


Ação 04: Produção de Mosaico (7º Ano D da E. M. Eurípides de Aguiar), no dia 16 de março de 2015


Esta ação foi idealizada e solicitada pelo professor da disciplina, onde se fez uma explicação do que é mosaico e feito orientações de como se produzir o mesmo na atividade solicitada. O intuito da ação era recapitular o assunto ministrado sobre os árabes, a Arábia e os reinos islâmicos, focando a religião e as mesquitas.
Ao final da atividade, os alunos foram solicitados a responder questões como o que aprenderam sobre mosaicos e mesquitas, as dificuldades que encontraram e os pontos positivos e negativos do trabalho.


Ação 05: Blog Pibid-História na Escola Municipal  Eurípides de Aguiar


O blog Pibid-História no Eurípides (pibidnoeuripides.blogspot.com) tem mostrado como é desenvolvido o trabalho dos bolsistas a partir das ações realizadas. Ele também é um incentivo à comunidade acadêmica em entender como ocorre o funcionamento do Projeto de Iniciação à Docência, e dessa forma alimentamos o blog com relatos de ações praticadas, esclarecimentos do que é o Programa, informações de eventos (como o I Colóquio Pibid-UESPI / Fundac) e imagens, mantendo nossos visitantes (que variam desde a comunidade acadêmica, bolsistas, alunos, pais de alunos e a quem possa interessar) informados das atividades praticadas na escola, como também ao que acontece no mundo acadêmico.
A ação de se criar o blog, objetiva ter sua utilização como forma de divulgar as ações desenvolvidas pelos bolsistas na Escola Municipal Eurípides de Aguiar, eventos e informações gerais sobre o Pibid História.


Ação 06: O escravo negro no Brasil Colonial: tráfico e cotidiano (8º Ano B da E. M. Eurípides de Aguiar), nos dias 08, 15, 22 e 29 de junho de 2015

A ação se encontra dentro de um projeto que envolve todo o PIBID-UESPI, que objetiva promover a reflexão e divulgação das questões afro-brasileiras e indígenas conforme as exigências da LDB, PCN’s, a Lei 10.639/2003 e a 11.645/2008. A título de informação a Lei 10.639 que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, será inserida na Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
Na primeira aula (15/06/2015), fez-se uma breve introdução para situar os alunos desde a chegada dos portugueses no Brasil em 1500, falando do porquê do açúcar como matéria a ser produzida e a mão de obra que se optou para fazer tal produção, o escravismo colonial e os motivos econômicos, os índios e a Igreja, e a organização da economia e da sociedade canavieira na América Portuguesa. Com o auxílio de um livreto produzido pelos bolsistas, iniciou-se o conteúdo enfocado na ação, solicitando uma atividade para casa sobre questões de identidade e que os alunos analisassem, junto com os bolsistas, trechos do livro Cultura e Opulência do Brasil, do padre jesuíta Antonil, que fala do dia a dia e do tratamento em relação aos escravos. Logo após, a aula prossegue com explanações pontuando o tráfico dos escravos negros da África para o Brasil e enfatizando as condições vividas pelos mesmos nos tumbeiros. Acrescentamos ainda a chegada desses escravizados nos portos brasileiros e a maneira como os negros eram denominados. (Na aula anterior – 08/06/2015 - foi solicitado que os alunos fizessem uma pesquisa sobre os pintores Debret e Rugendas, e o padre Antonil).
Na segunda aula (22/06/2015), trabalhou-se as principais atividades exercidas pelos escravos negros nos ambientes urbano e rural, os costumes e os castigos, as resistências, e a relação presente/passado quanto à temática fazendo referência a formas contemporâneas de escravidão, a exemplo dos cortadores de cana conhecidos como boias-frias. Durante a discussão, foi solicitado aos alunos que interpretem as imagens de Rugendas e Debret sobre o cotidiano escravo no Brasil Colonial, referentes aos costumes e os castigos e às atividades exercidas. Para concluir, os bolsistas fizeram as considerações finais e apresentaram uma atividade para casa.
Na terceira aula (29/06/2015), foi feito uma leitura complementar e discussão sobre as discussões recentes sobre a temática racial. Além disso, foi solicitado aos alunos que respondam um questionário para se avaliar o aprendizado dos alunos em relação à temática empreendida na ação.
A receptividade dos alunos quanto à elaboração e desenvolvimento das atividades foi algo motivador. Notou-se ainda grande interesse dos mesmos no conteúdo ministrado pelos bolsistas, bem como na participação, quando solicitados, no decorrer da atividade.


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