segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Ação "TABULEIRO DA HISTÓRIA" A ação TABULEIRO DA HISTÓRIA foi realizada na Escola Liceu Piauiense - Zacarias de Góis nas turmas do 3º Série A e B do Ensino Médio.



Ação "TABULEIRO DA HISTÓRIA"

A ação TABULEIRO DA HISTÓRIA foi realizada na Escola Liceu Piauiense - Zacarias de Góis nas turmas do 3º Série A e B do Ensino Médio.



1. OBJETIVOS:

  • Compreender os fatores que levaram à formação da monarquia no Brasil;
  • Entender o conceito de "república" e apresentar comparações entre passado e presente;
  • Verificar semelhanças e diferenças entre o sistema de governo brasileiro e o restante da América Latina durante o século 19;
  • Analisar os conceitos de "centralização" e "descentralização" do poder.

2. JUSTIFICATIVA:

Após verificar a capacidade interpretativa dos discentes em sala de aula, o desenvolvimento da leitura e as sequencias de conteúdos programáticos, optamos por dinamizar o tema em questão, A monarquia no Brasil. Entendemos que com a análise desta ação, o aluno pode ver um outro lado do conteúdo, havendo o debate, questionamentos e diálogos, uma vez que esse assunto é de extrema importância, tanto para a formação civil e educacional do sujeito, quanto para a questão das presenças nas provas e vestibulares. Dessa forma, desenvolver uma ação que dinamize esse conteúdo pode acarretar em grandes frutos, tanto na forma da apreensão do conteúdo quanto na maneira de lindar e interpretar a narrativa histórica. Através das perguntas formuladas, das micro-aulas, dos videos apresentados e dos debates, torna-se rico e efetivo o trabalho com a ação e a análise do assunto. 


3. RECURSOS E MATERIAIS

  • Livro didático, pesquisas, micro-aulas expositivas e vídeos.


4. METAS

  • Ressaltar aspectos do comprometimento dos grupos.


5. METODOLOGIA


Dividimos a sala em três grupos, montamos uma espécie de jogo de tabuleiro no chão no qual foi feito um caminho com o números da largada até a chegada. Organizamos 30 questões sobre o assunto, guardadas em 30 envelopes. O aluno joga o dado e o número que aparecer, corresponde ao número da pergunta no envelope. Ao ler a questão, de múltipla escolha e baseada no enem, os pibidianos entregam para o grupo, que analisa e tenta responder. O grupo que avançar mais por pontos de acertos de questões vence o jogo. Na aula seguinte, para não deixar lacunas, apresentamos um documentário sobre o conteúdo e logo após junto com o professor, levantamos aspectos fundamentais na articulação com o assunto e o vídeo. 


6. CRONOGRAMA

  • Local de realização – Escola: Liceu Piauiense - Zacarias de Góis.
  • Data de realização: 22 e 23 de Junho de 2015, termino no dia 30 de Junho de 2015.

7. RESULTADOS OBTIDOS


A ação foi desenvolvida no 3º ano A e B do Ensino Médio. As duas turmas manifestaram grande interesse pela atividade. Mostraram total participação. Ao mesmo tempo que dinamizaram com o jogo, praticavam estudando e interpretando na análise da pergunta que que deveriam responder. A ação, nas duas salas, foi positiva, pois conseguimos fazer com que todos da sala procurassem saber sobre o assunto. A A aula era voltada para a temática da monarquia no Brasil. Posto que perderam uma aulas sobre isso, e tinham dificuldades no assunto, escolhemos da forma mais criativa e dinâmica, este jogo para compreender o contexto histórico e praticar as questões do vestibular que estão prestes a realizar. Por fim, na aula seguinte, concluímos para fundamentar o que falamos e organizamos, um documentário curto sobre o conteúdo, com a intenção de tirar algumas dúvidas ou lacunas na discussão.


confira abaixo algumas imagens da ação:




Nenhum comentário:

Postar um comentário