sábado, 28 de novembro de 2015


Ação: República no Brasil

1. OBJETIVOS:
- Identificar que a construção da identidade brasileira constitui-se como um processo históri-co, cultural e politico desde a implantação da República.
- Analisar a imagem que os estrangeiros têm do Brasil, que é visto como o país do futebol e carnaval.

2.       JUSTIFICATIVA:
Entender a história de uma nação significa resgatar e preservar a tradição daqueles que contribuíram para que chegássemos ao ponto em que nos encontramos. Trata-se de uma oportunidade única para compreender, inclusive, a nossa própria identidade, e estudar o formação cultura do Brasil através do período que começou a ser questionar a identidade brasileira, é viável já que é uma questão que ainda permanece.



3. RECURSOS E MATERIAIS
Slides, Data show, pincel, apagador e quadro de acrílico.


4. METAS
Conseguir discutir com os alunos o questionamento: “O que é ser brasileiro”

5. METODOLOGIA

A aula foi dividida em 3° momentos (duração de uma aula de 1 hr). No 1° momento: Esclarecemos sobre a implantação da República e as transformações sofridas, onde o Brasil não seria entendido pelos valores da Europa, sendo assim formando o que seria conhecido a “cara do Brasil”. No 2° momento: Mostramos os vídeos de estrangeiros falando à imagem que tem do Brasil e depois perguntamos para os alunos, sobre o que acharam da visão destes. No 3° momento: Os alunos elaboraram uma redação baseado na explicação, nos vídeos e os questionamentos levantados.

Segue abaixo o link dos vídeos utilizados:
O que as pessoas nos EUA sabem sobre o Brasil? 5 min e 54 seg
https://www.youtube.com/watch?v=5qMxb-OroJM
O que o mundo sabe sobre o Brasil? (Austrália) 3min e 43 seg
https://www.youtube.com/watch?v=NxiyhjO6IwQ




6. CRONOGRAMA
Ação foi realizada no dia 16/03/15 e 18/03/15, tendo ocorrido no periodo de uma aula (1 hora)

7. RESULTADOS OBTIDOS

Ação desemvolvida com os alunos do 9º ano do ensino fundamental, gerou uma boa dircussão sobre a identidade brasilera, isso visto, através das redações produzidas, e da própria participação dos alunos mediante a aplicação do micro aula expositiva. As dificuldades ainda estão na receptividade dos bolsitas, como auxilio na sala de aula

Nenhum comentário:

Postar um comentário