Ação: República no Brasil
1. OBJETIVOS:
- Identificar que a construção da
identidade brasileira constitui-se como um processo históri-co, cultural e
politico desde a implantação da República.
- Analisar a imagem que os
estrangeiros têm do Brasil, que é visto como o país do futebol e carnaval.
2.
JUSTIFICATIVA:
Entender a história de uma nação significa resgatar e
preservar a tradição daqueles que contribuíram para que chegássemos ao ponto em
que nos encontramos. Trata-se de uma oportunidade única para compreender,
inclusive, a nossa própria identidade, e estudar o formação cultura do Brasil
através do período que começou a ser questionar a identidade brasileira, é
viável já que é uma questão que ainda permanece.
3. RECURSOS E MATERIAIS
Slides, Data show, pincel, apagador
e quadro de acrílico.
4. METAS
Conseguir discutir com os alunos o
questionamento: “O que é ser brasileiro”
5. METODOLOGIA
A aula foi dividida
em 3° momentos (duração de uma aula de 1 hr). No 1° momento: Esclarecemos sobre
a implantação da República e as transformações sofridas, onde o Brasil não
seria entendido pelos valores da Europa, sendo assim formando o que seria
conhecido a “cara do Brasil”. No 2° momento: Mostramos os vídeos de
estrangeiros falando à imagem que tem do Brasil e depois perguntamos para os
alunos, sobre o que acharam da visão destes. No 3° momento: Os alunos
elaboraram uma redação baseado na explicação, nos vídeos e os questionamentos
levantados.
Segue abaixo o link dos vídeos
utilizados:
O que as pessoas nos EUA sabem sobre o Brasil? 5 min e 54 seg
https://www.youtube.com/watch?v=5qMxb-OroJM
O que o mundo sabe sobre o Brasil? (Austrália) 3min e 43 seg
https://www.youtube.com/watch?v=NxiyhjO6IwQ
6. CRONOGRAMA
Ação foi realizada no dia 16/03/15 e 18/03/15,
tendo ocorrido no periodo de uma aula (1 hora)
7. RESULTADOS OBTIDOS
Ação desemvolvida
com os alunos do 9º ano do ensino fundamental, gerou uma boa dircussão sobre a
identidade brasilera, isso visto, através das redações produzidas, e da própria
participação dos alunos mediante a aplicação do micro aula expositiva. As dificuldades
ainda estão na receptividade dos bolsitas, como auxilio na sala de aula
Nenhum comentário:
Postar um comentário