quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Ação: A Pré-História e a produção de maquetes.


Ação: A Pré-História e a produção de maquetes. Atividade aplicada pelo Marcelo Aleff de Oliveira Vieira, Mateus Gonçalves da Silva na Escola Municipal Deputado Antônio Gayoso.



      Esta ação consistiu no objetivo de compreender os períodos da pré-história através de explicações de slides e por conseguinte, estimular os alunos(as) à produzirem maquetes sobre a temática.
     Com o objetivo de fazer com que os educandos compreendessem a pré-história elaborou-se uma atividade que giraria em torno da produção de uma maquete referente à temática. Este projeto realizado entre as turmas do 6° ano B e E nos dias 05, 07, 12 e 14 de maio de 2015, consumiu duas aulas em cada turma. Na primeira foi explanado sobre os períodos e principais características da pré-história com o auxílio de slides. Na segunda, dividiu-se os alunos em grupos. Na turma do 6° ano E foram distribuídos em 3 grupos compostos por 6 participantes. No 6° B foram divididos em 3 grupos de 7 componentes. Em seguida transmitiu-se as diretrizes para a elaboração das maquetes, juntamente com a entrega dos materiais, que eram basicamente: isopores, folhas de papel chamex, tinta guache, tesouras, cola, pincéis, palitos de picolé, papel crepom, dentre outros.  Assim, foram propostas 4 temáticas no quadro para que os alunos tomassem como base. As temáticas eram:A Descoberta do Fogo; Aldeia Neolítica; Caça e Coleta no Período Paleolítico e Pinturas nas Cavernas. Paulatinamente aclarou-se sobre a moldagem das maquetes que deveriam obedecer ao seguinte processo. Primeiro, pesquisar sobre a temática desejada no livro didático. Em seguida, após a reflexão produzir imagens que deveriam estar em par com as temáticas. Estas poderiam serem confeccionadas nas folhas de chamex e coladas nos palitos de picolé para enfim darem a vivacidade no isopor, que constituiria a base.
     Os resultados não saíram positivos. Pois apesar das constantes explicações, inclusive, individuais, os alunos terminaram produzindo imagens e colando diretamente nos isopores, assim como, a turma do 6° ano E, que não chegaram a completar o trabalho, principalmente devido ao tempo estimulado em apenas duas aulas. Não possibilitando a formatação do que se trataria de uma maquete. Mas, não se pode desconsiderar que apesar deste desvio, o alunos demonstraram empenho nas pesquisas e nos desenhos. Contudo, cada grupo produziram uma maquete, totalizando 6 maquetes.

Imagens:











Nenhum comentário:

Postar um comentário