Jogo de Perguntas e Respostas (3º B e 2º A). (Escola
Estadual Zacarias de Góis - Liceu), por Márcia Suely, Brenda Costa e Marcelo Aleff.
Realizada
no dia 23/09/2015 no 3° B e aplicada no dia 24/09/2015 no 2º A. O gostar de “fazer” sobrepõe-se a obrigação à
tarefa, sendo assim, o jogo perde a dimensão de um fim em si mesmo para
tornar-se um instrumento de descobertas e estímulo, especialmente se
considerarmos o conhecimento como uma construção, e não mera transmissão, cópia
ou interiorização. As perguntas foram elaboradas da seguinte forma, por
exemplo: Que Regime segregou e classificou a população em grupos raciais e
determinou o local onde cada um deles poderiam se fixar?Apartheid. A turma foi organizada em 06 grupos, onde
as perguntas eram sorteadas e valiam vinte (20) pontos, o jogo teve duas
rodadas, sendo duas perguntas para cada grupo, para ajudar na formulação das
respostas, o jogo tinha uma dica para cada pergunta, no entanto, quando o grupo
a solicitava, eles perdiam cinco pontos, ficando com quinze (15), quando a
resposta estava parcialmente correta eram dados dez (10) pontos para o grupo.
Além disso, os grupos poderiam repassar as perguntas nos casos em que não
sabiam e como consequência não ganhavam nenhum ponto. Cada grupo possuía uma
cor, sendo elas: verde, rosa, amarelo, azul, vermelho e laranja.
Em ambas as turmas os discentes mostraram
envolvimento com a ação aplicada. Participaram 19 alunos da ação. 2°A. O vencedor foi
o rosa, com 25 pontos. O vencedor foi o rosa, com 25 pontos. E participaram 28
alunos da ação no 3°B.O vencedor foi o verde, com 30 pontos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário